9 de dezembro de 2009

Poema dos Substantivos


Li esse poema no blog da amiga Maria Marlene, gostei muito e resolvi postá-lo aqui também.

Poema dos Substantivos


Todos os seres do mundo,
Têm um nome ... Ah! Têm sim!
Sejam grandes ou pequenos,
Sejam inertes ou vivos,
Na Gramática são chamados:
Classe dos “Substantivos

Podem ser próprios ... assim:
Pedro, Belém Pará!
Também comuns podem ser:
Homem, mulher, vatapá!
Simples ... quando tem um só vocábulo
Como os que foram citados
Mas, se tiverem mais de um, (vocábulo)
Compostos, são assim chamados!
(couve-flor, girassol...)

Denominados “Concretos
Se existirem sozinhos!
Como os que citei acima.
Mas podem ser “Abstratos
Se para eles existirem...
Dependerem do Concreto!
São ações, são sentimentos...
Como: amor ... bondade ... afeto!!...

Existem os “Primitivos
Como: pedraferro e terra...
Já ... pedreiraferreiro e terraço...
Derivados eles são!
Ainda temos um grupo
Chamados de “Coletivos
Pois ... indicam coleção!
Como bandaclasseesquadrilha...
Enxame... constelação!

A classe dos substantivos,
Têm muitas variações!
Em gêneronúmero e grau!
Por isso, para aprender
Precisamos estudar muito!
Com atenção e vontade...
Para melhor, entender!

(Profª Maria Marlene)



5 de dezembro de 2009

ÁGUA







Estação de Tratamento de Água

São instalações formadas de tanques e filtros para fazer o tratamento da água que chega dos mananciais. A água chega até a estação de tratamento através de túneis e adutoras e passa por um processo de purificação em etapas até chegar às nossas casas.
Toda cidade deve ter uma estação de tratamento de água, pois os mananciais em geral têm muitas impurezas.


Lagoa

Depressão pouco profunda, com forma variada, normalmente circular e cheia de água doce ou salgada.
Manancial

Mananciais são fontes ou nascentes que fornecem água para as cidades. Elas devem ser bem escolhidas de acordo com o volume de água, pureza e localização.
As regiões dos mananciais devem ter matas naturais e preservadas. O homem deve evitar a ocupação ao redor dos mananciais para evitar a poluição da água e do solo.


Mangue

Terreno pantanoso à margens de lagoas ou de estuários e que são sujeitos à inundação das marés misturando água doce com água salgada.
Os rios e mares trazem detritos de vegetais e animais mortos que se decompõem e tornam os mangues ricos em nutrientes. Além da grande quantidade de alimentos para peixes, crustáceos e aves aquáticas, o local é utilizado para proteção contra predadores nas águas escuras e para a reprodução das espécies que ali depositam seus ovos.
Por isso os mangues são considerados berçários da natureza.


Mar

Mar é uma grande massa de água salgada, situada no interior de um grande continente. O homem utiliza o mar para muitas atividades como a pesca, transporte e turismo.
A água cobre cerca de três quartos da superfície da Terra, distribuindo-se em água doce e salgada.
97% da água é salgada (mares e oceanos)
3% da água é doce (rios, córregos, lagos, riachos, neve e gelo das calotas polares)

www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

ENERGIA



Represa

Construção natural ou artificial destinada a barrar e regular águas correntes ou águas para geração de energia elétrica.



Hidrelétrica

A energia elétrica que consumimos vem de uma usina hidrelétrica.
As usinas hidrelétricas geram essa energia através de geradores que utilizam a força das águas em movimento para acionar suas turbinas.
Numa usina hidrelétrica, a barragem é necessária para represar a água do rio.



Linhas de Transmissão

A energia gerada numa hidrelétrica é transformada em corrente elétrica que é transportada pelas linhas de transmissão para as residências e indústrias. Essas linhas são instaladas sobre torres metálicas.

www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

FOTOSSÍNTESE



Fotossíntese









As plantas extraem água e sais minerais do solo, gás carbônico do ar, e produzem substâncias orgânicas e oxigênio. O oxigênio é liberado na atmosfera.
Esse processo, chamado de fotossíntese, só é possível na presença da luz solar, captada pela clorofila, substância encontrada nas folhas das plantas e que dá sua cor verde.











www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

CICLO DA ÁGUA


Ciclo da Água
Um dos ciclos básicos para a vida na Terra, o ciclo da água tem seu início com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios. Essa evaporação se dá por causa do calor provocado pelo Sol e pela ação dos ventos, transformando a água do estado líquido para o estado gasoso.
O vapor de água, por ser mais leve que o ar, sobe na atmosfera formando nuvens.
Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta à superfície em forma de chuva.
Nas regiões muito frias, essas gotículas se transformam em flocos de neve ao se precipitarem.
As águas da chuva ficam retidas no solo nas áreas onde há vegetação. Essa água é usada pelas plantas. Outra parte da água acaba indo para os rios e lagos.
A água não utilizada pelas plantas passa através de pedras permeáveis e acaba se dirigindo para grandes reservatórios no subterrâneo, formando os chamados lençóis de água, que fluem de volta para os oceanos.

A evaporação das águas da superfície terrestre é constante e novos ciclos se formam a todo instante.
O homem, os animais e as plantas também contribuem para a formação de vapor de água, por expiração durante o processo de respiração.


www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

ECOSSISTEMA


Ecossistema Global
Visão geral

COMO FUNCIONA O MEIO AMBIENTE
Sol é a fonte de luz, calor e energia, que dão vida ao planeta.
Seu calor mantém a Terra aquecida na temperatura adequada aos seres viventes. Para isso contribui a camada de ozônio, que filtra os raios ultravioleta, prejudiciais à vida.
Sem o Sol não haveria a evaporação das águas, fundamental para ociclo da água e nem o processo de fotossíntese, pelo qual as plantas retiram gás carbônico do ar e água e sais minerais da terra, produzindo oxigênio e substâncias orgânicas, base da alimentação dos animais.
Os animais, durante a respiração, retêm oxigênio e expelem dióxido de carbono, que as plantas utilizam durante a fotossíntese, reiniciando esse processo.
nitrogênio, outro dos componentes vitais para a vida por causa dos aminoácidos, proteínas, DNA e RNA, compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Os animais e as plantas absorvem nitrogênio sob as formas de amônia ou de nitrato, nos quais são convertidos por bactérias.
Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia. Algumas plantas absorvem diretamente essa amônia.
As bactérias transformam a amônia em nitritos e em seguida emnitratos, que as plantas usam para os compostos como asproteínasDNA e RNA.
Ao comerem as plantas, os animais acabam absorvendo nitrogênio. Esses animais são herbívoros. Os animais carnívoros que comem herbívoros e os carnívoros que comem outros carnívoros também acabam absorvendo nitrogênio. Essa sequência em que alguns animais comem outros é chamada de cadeia alimentar, que se inicia com o processo de fotossíntese das plantas e raramente excede quatro ou cinco níveis ou grupos de seres vivos.
Quando os animais e plantas morrem, certas bactérias e fungos, também chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrogênio em gás nitrogênio, reiniciando o ciclo do nitrogênio.
ciclo da água, outro dos ciclos básicos para a vida na Terra, tem seu início com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios, formando nuvens e retornando à terra em forma de chuva e neve.
Nas áreas com vegetação, o solo retém água. Essa água é usada pelas plantas. Outra parte da água acaba indo para os rios e lagos.
A água não utilizada pelas plantas passa através de pedras permeáveis e acaba se dirigindo para grandes reservatórios no subterrâneo, formando os chamados lençóis de água, que fluem de volta para os oceanos.
Como podemos observar, o ecossistema global é formado por ciclos e processos interdependentes e de forma sincronizada e equilibrada. O ser humano, ao longo do tempo, vem criando produtos e processos que interferem direta ou indiretamente nesse equilíbrio.
Um dos exemplos é o veículo automotor. Para seu uso, utiliza-se a queima de combustível e constrói-se estradas. As estradas impermeabilizam o solo e impedem a absorção de água. Para sua construção é necessária a extração de minérios. A queima de combustível gera dióxido de carbono em níveis insuportáveis.




www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

SALVE O PLANETA

Achei muito legal para trabalhar em sala de aula.










ESSAS SÃO AS 30 MANEIRAS DE SE CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA
www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#

VOTAÇÃO TOP 30/2014