17 de setembro de 2014

Simulado

Leia o texto e responda as questões 1 e  2 :                          

1-      Qual é a função do texto acima?

(A) Contar uma história                          (B) Divertir o leitor

(C) Dar instruções                                   (D) relatar um acontecimento


2- As palavras grifadas (destacadas) no texto indicam:
(A) lugar                     (B) ação                      (C) pessoas                   (D) características

Observe a ilustração ao lado  e responda as  questões 3 e 4:

 3 -  O texto ao lado apresenta:
(A) a capa de uma revista.     
(B) uma propaganda.
(C) um caderno de receitas.
(D) uma história em quadrinhos.


 4 -  Qual produto o cartaz está divulgando?
  


           (A) as tigelas          
(B) a panela
            (C) o molho             
(D) a fome de elefante


5) Assinale a sequência em que todas as palavras estejam organizadas em ordem alfabética:

( A) criatura – flora – água – futuro – ar – fauna
( B ) água – ar – fauna – flora – futuro – criatura
( C) água – ar – criatura – fauna – flora – futuro
(D) futuro, fauna, fertilizante, fatiar, ferver
 Atenção à leitura do texto.

SE O MUNDO FOSSE MEU


            Ah! Se esta rua fosse minha ... eu não mandaria  ladrilhar, mas trabalharia bem  o solo para o carro passar, para as crianças brincar e a água escoar.
            Se o rio fosse meu... suas águas seriam limpas, claras, eu não deixaria poluir, lixo seria jogado, esgoto no lugar certo e os peixes sempre por perto.
             Se a mata fosse minha... só os pássaros poderiam construir, árvores não seriam derrubadas, não haveria queimadas e tudo seria mais feliz.
              Se o mundo fosse meu... não haveria lágrimas e nem sofrimento, os animais seriam livres, os rios não teriam poluição, não haveria choro nem lamento, e o melhor lugar para se pisar, seria o chão!                                                                                                Benedita Aparecida C. dos Reis.
6) De acordo com o texto “Se o mundo fosse meu” quais são os recursos naturais que estão sendo poluídos:
(A) Solo, água, ar, fauna e flora.
(B)   Rua, carro, lixo e água.
(C)  Chão, esgoto, poluição e árvore.
(D) Queimadas, derrubadas, pássaro e ar.    


Leia o texto e responda as questões 7, 8 e 9.


Receita de Brigadeiro

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa ( cheia ) de manteiga

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes numa panela e ponha para ferver, em fogo brando. O ideal é mexer sempre, com uma colher de pau. Deixe ferver até ele começar a desgrudar do fundo da panela. Quando estiver no ponto, despeje em uma vasilha rasa, para esfriar. Depois de frio, enrole os brigadeiros. Para facilitar, passe um pouco de manteiga na mão. Por fim, passe no chocolate granulado.

7 ) Ingredientes são:
(A)             Os produtos usados para fazer a receita.
(B)              O modo de preparar as receitas.
(C)              As pessoas que fazem a receita.
(D)             Os livros de receita.

8) A primeira coisa a fazer ao preparar a receita é :
(A)             Mexer com a colher de pau.
(B)              Colocar todos os ingredientes na panela e levar ao fogo.
(C)              Despejar numa vasilha para esfriar.
(D)             Passar chocolate granulado.

9) De acordo com a receita devemos enrolar os brigadeiros somente quando a massa estiver:
(A)             Quente.
(B)              Na manteiga.
(C)              No fundo da panela.
(D)             Fria.

Leia o texto e responda as questões 10 e  11 :
10) Este texto é um:
(A)  um relatório            
(B)   uma receita            
(C)   um bilhete               
(D)  uma notícia

11)  No trecho “Mas a mala dela ficou.” (l. 3), a palavra destacada refere-se:




(A)  a mala       
(B)   ao pai          
(C)   a cama    
(D)   a mãe









O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou?  Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele  é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. 
Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.  Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.  O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o  mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.
MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993

12) O bicho-pau se parece com:
(A) florzinha seca.
(B) folhinha verde.
(C) galhinho seco.
(D) raminho de planta.

A raposa e as uvas


 Num dia quente de verão, a raposa passava por uma parreira. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.  “Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. Dando saltos, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas. 
 Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da parreira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
             (http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

13) A frase que expressa uma opinião é:

(A) "a raposa passeava por um pomar." (l. 1)
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas." (l. 2)
(C) "a raposa afastou-se da videira" (l. 5)
(D) "aposto que estas uvas estão verdes" (l. 5)

14) A raposa afastou-se das uvas por que:

(A) estava satisfeita
(B) conseguiu comer o tanto que queria
(C) não conseguiu comer as uvas
(D) porque as uvas estavam verdes

15) O motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que:
(A) as uvas ainda estavam verdes.
(B) a parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na parreira.

(D) as uvas eram poucas.


Atenção ao ler os quadrinhos.


16) A leitura da sequência dos quadrinhos indica ao leitor que a personagem Magali:
(A  )viu a pizza cair no chão.
( B )quer saber onde está a pizza.
( C )viu a Mônica comer a pizza.
( D )comeu o pedaço de pizza da Mônica.
Elixir
Numa cidadezinha do interior, um jovem vendedor ambulante oferecia um maravilhoso produto chamado Elixir da Longa Vida. Na praça central, ele gritava empolgado:
___ Todo dia tomo uma colher desse elixir e olhem o resultado: já vivi 300 anos!
Ouvindo isso, os espectadores logo correram para a banca abarrotada de vidros, onde um garotinho atendia a multidão. Foi quando um outro negociante, muito esperto, resolveu desmascarar aquela charlatanice. Foi até o menino e perguntou em voz alta para todo mundo ouvir:
___ Que história é essa? O seu patrão já viveu trezentos anos mesmo?
E o menino respondeu:
___Eu não tenho certeza. Só trabalho para ele há 120 anos.
17) O humor desse texto está na:
(A ) fala do vendedor de elixir
(B ) resposta do garotinho
(C ) pergunta do negociante
(D ) invenção do novo elixir
18) Pelas pistas desse texto, a palavra “charlatanice” quer dizer:
( A) venda
( B) amolação
( C) multidão
( D) enganação
Leia o texto abaixo.
Vaso de flores
Uma flor no vaso
Olha o dia inteiro
Da sua janela
Para o canteiro
Todas as amigas
Vivem no jardim
Só ela no vaso
Solitária assim.
19) No verso “Uma flor no vaso” a expressão destacada indica:
(A ) tempo
(B ) lugar
(C ) finalidade

(D ) causa






Nenhum comentário:

Postar um comentário