6 de abril de 2010

FUTEBOL


PROJETO DE FUTEBOL


    1. O QUE OS ALUNOS PODEM APRENDER?

            Faremos com que os alunos tenham uma formação mais adequada, no referido esporte, sabendo discernir situações "problemas que surjam" habilidades motoras, capacidades físicas, de maneira natural e sem constrangimentos.
            Conseguir uma correta aprendizagem das ações técnicas, táticas, individuais, no grupo, que permitam um bom desenvolvimento em competição.
            Desenvolver a preparação física voltada para conseguir uma formação multilateral, através das capacidades: velocidade, força e resistência.
            Aprofundar o ponto de vista teórico, noções sobre o regulamento de jogos e aplicações do mesmo.
            Conseguir, através desse esporte, a sensibilidade de união, de equipe, do grupo, a responsabilidade e respeito aos colegas e adversários, principalmente a escola.

    1. ESTRATÉGIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

            Levando-se em conta que o futebol é um esporte de hábitos adquiridos, teremos três princípios básicos:

  • Trabalho teórico: este trabalho é importante, pois a criança terá a sua disposição, as noções importância da educação física na sua vida e conhecimento do jogo com suas regras e sistemas.
  • Trabalho recreativo e formativo: este trabalho é desenvolvido em forma de jogos recreativos em que o aluno irá adquirir o prazer para o jogo de futebol.
  • Trabalho desportivo propriamente dita: neste trabalho iremos dar noções dos jogos e atividades motoras ligadas nas atividades em questão.

    1. COMO INICIAR OS CONHECIMENTOS

            Pretendemos transmitir e fixar fundamentos básicos, despertando paralelamente os gosto pelas atividades físicas e esportivas, para que o aluno busque motivação para desenvolver suas habilidades na modalidade.


    1. RECURSOS PEDAGOGICOS

            Serão utilizados os seguintes recursos:

  • Texto das regras de futebol (campo oficial)
  • Fitas de vídeos cassetes didáticas
  • Matérias esportivos (bolas, cordas, cones, etc...).
  • Colchonetes para exercícios

    1. CONEXÕES COM OUTRAS DISCIPLINAS E SABERES

      • Em Geografia trabalharemos, o clima, o relevo, pontos cardeais.
      • Em Ciências corpo humano, e a saúde.
      • Em Historia de onde surgiu o futebol, e suas raízes.
      • Em Português estudaremos gramática, ortografia, produção de texto, interpretação de texto, verbos, entre outros.
      • Em Matemática, trabalharemos os quatros operações, números ordinais, cardiais, fracionários, decimais, e inteiros.

    1. ATIVIDADES PARA TODA TURMA

            Desenvolvermos um jogo completo, baseado em regras básicas do futebol, sendo elas respeitadas durante o jogo.


    1. ATIVIDADE EM GRUPO

            Dividiremos a turma, em grupos de quatro alunos, desenvolvendo as seguintes atividades:

  • Marcação
  • Drible
  • Passes

    1. ATIVIDADE INDIVIDUAL

Nas atividades individuais cada aluno trabalhara como conduzir a bola, o domínio da bola, com o peito, com o pé direito e esquerdo e com a coxa.


    1. AVALIAÇÃO, O QUE COMPREENDERAM.

            O melhor método de avaliação desenvolvido ate hoje é aquele que o professor observa seus alunos na execução de seu esporte, efetuando comparações de suas habilidades, vendo se os alunos conseguem conhecer os seus limites e as possibilidades de seu corpo.

            Nas habilidades a avaliação será feita de testes elaborados pelo professor.

            Também será avaliada a participação do aluno na área social, através de observação do professor no que tange as atividades realizadas pelo aluno em relação aos seus companheiros e adversários.


PORTIFÓLIO

Nós estudantes trataremos das atividades físicas, motoras, culturais, sociais e afetivas.

Através de jogos que são muito importantes para a vida das crianças, auxiliamos ao seu desenvolvimento e socialização.

Nas atividades, tudo deve ser renovado, dando oportunidades para que as crianças compreendam e entendam as ordens dadas, saibam reagir diante da situação apresentada,m com raciocínio rápido, de acordo com os interesses do aluno.Exigindo a cada dia uma maior atualização e superação de nos professores que permitam garantir uma sólida formação física, técnica, tática de nossas crianças, possibilitando não somente atingir os níveis atuais de resultados esportivos, mas também no futuro, estes possam ser superados,


CONCLUSÃO

Concluímos que é de grande importância para escola e principalmente, para os estudantes a realização deste trabalho, tendo em vista que o mesmo potencializara o amor e a dedicação dos estudantes pela escola.Isso porque fará com que o aluno, como representante legitimo de sua comunidade e escola impenhe-se no sentido de vê-la incluída entre aqueles que tenham trabalho serio e bonito a ser feito e mostrado alem de seus limites físicos.

Essas turmas iram amenizar o problema social com a falta de opção e lazer, propiciando uma melhor integração escola comunidade viabilizando o melhor desenvolvimento esportivo para os alunos.

Estagiária: Claudia Vasconcellos

Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto. Gostaria de utilizar com sua autorização seu projeto nas minhas aulas.
    Tenha um excelente dia e continue tendo boas ideias.

    ResponderExcluir