Recebi esse projeto da amiga Ana Maria,vejam como elao desenvolveu.
O DIA DO ÍNDIO
TEMA: O Índio
JUSTIFICATIVA:
Esse tema foi escolhido por perceber que as crianças demonstraram grande interesse e curiosidade quando abordado o assunto, querendo assim conhecer um pouco dessa cultura. Nesse sentido pretende-se com esse tema proporcionar a alegria, descontração e conhecimento, despertando o interesse por novos saberes.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer um pouco da história, dos hábitos e costumes indígenas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer a influencia indígena em nossa vida.
- Compreender e respeitar os índios e sua cultura.
- Utilizar as diferentes linguagens, corporal, oral, escrita, plástica e cênica.
- Brincar, expressando as emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
- Pesquisar o modo de vida dos índios de nossa região (Guaramirim).
- Comparar através de fotos e gravuras o modo de vida dos índios, antes e dos dias de hoje.
QUESTIONAMENTOS:
- Porque os índios moravam no mato?
- Os índios comem pessoas?
- Os índios tem irmãos?
- Eles não ficavam doentes?
- Os índios iam na escola?
- Ainda existe índio?
- Porque os índios usam roupa?
- Como os índios dançavam se não tinha cd?
- Os índios não tem medo dos animais?
- Os índios sabiam escrever?
- Porque os índios se pintam?
- Os indiozinhos brincavam de carrinho e de boneca?
- As crianças dos índios tinham professora?
METODOLOGIA:
- Labirinto.
- Tracejado.
- Cruzadinha.
- Ligar os conjuntos iguais.
- Pinte o quadrado que tem mais elementos.
- Colorir o triângulo com menos elementos.
- Faça um risco na última oca.
- Colorir a oca do meio.
- Pintura com giz de cera, lápis e guache.
- Modelagem de utensílios indígenas com argila.
- Confecção das vestimentas e adornos, com jornal, penas de aves e milho.
- Montagem de armas e instrumentos musicais.
- Maquiagem de índio.
- Dramatização com fantoches de dedo.
- Desfile das crianças caracterizadas de índio.
- Expressão corporal com danças e jogos.
- Cantar, ouvir e dançar músicas relacionadas ao tema.
- Jogos: passeio na floresta, dança da chuva, índio vivo, índio morto; estátua.
- Natureza e Sociedade:
- Pesquisar no mapa da região, os locais onde ainda são encontrados agrupamentos indígenas.
- Como vivem, como se mantêm, as tarefas que realizam.
- Conversação sobre a alimentação dos índios, batata, mandioca (aipim), milho, frutas encontradas na mata.
- Higiene pessoal, a importância da mesma, escovação de dentes, unhas limpas e cortadas, cabelos cortados e limpos, como limpar os ouvidos.
- O que são ocas, de que eram construídas, onde dormiam.
Vídeo: Pocahontas, assistir e conversar sobre.
Ética e Cidadania:
- A importância do índio na formação da nação brasileira.
- Comparar o moda de vida dos índios de antigamente com os de hoje.
- Montar um índio com o contorno de um aluno, em papel kraft, as crianças irão trabalhar dentro do contorno fazendo, olhos, boca, nariz, orelhas e colorir. Depois de pronto recortar e colar na parede.
- Juntos escolher um nome para o índio, fazer uma ficha e fixar junto ao desenho.
- Roda da conversa sobre os direitos e deveres dos índios, também sobre preconceito.
- Respeitar o índio, pois é um ser humano como nós.
Movimento:
- Coordenação motora, através de exercícios como: recortar, rasgar, amassar, fazer bolinhas, manipulação de revistas e jornais, colagem.
- Pular dançar, correr.
- Manipular peças de encaixe.
- Equilíbrio: andar somente em cima da faixa.
- Andar na ponte.
- Subir e descer na árvore
- Linguagem oral e escrita:
- Construção de pequenos textos coletivos sobre as descobertas realizadas.
- Identificar a letra I de índio no seu nome e dos colegas.
- Leituras sobre os indígenas.
- Sons de índio usando as vogais, ex: uuuuuu, iiiiii, aaaaa, eeeee, ooooo.
- Pesquisa com os pais:
- De que eram feitas as ocas?
- Qual era a alimentação dos índios?
- O que eles vestiam? O que vestem hoje?
- Como o índio vivia com a natureza?
- Contos indígenas.
- Trabalhos em grupos e individuais.
- Descobrir o significado de algumas palavras indígenas como:
Mandioca: Uma indiazinha de um ano chamada Mani faleceu, e em sua sepultura nasceu uma planta bonita e grande, tornou-se conhecida como mandioca, uma mistura de mani e oca.
Guaraná: um menino (curumim) da tribo maués faleceu e por ser considerado um menino que trazia sorte á tribo, tupã, o deus determinou que tirassem os olhos da criança e o regassem com lágrimas. Dele nasceu então a planta da vida, o guaraná.
Vitória – Régia: Uma moça índia ao avistar jaci a lua, refletindo nas águas de um lago, não resistiu a magia e atirou-se no lago, desaparecendo nas águas. Jaci comovida a transformou em uma flor que flutua, a vitória-régia a estrela das águas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante esse trabalho pude perceber nitidamente o interesse dos alunos em adquirir novos conhecimentos. Apesar da pouca idade das crianças, onde o tempo de concentração é pouco, ouve muita discussão e interesse por parte das mesmas, conversas produtivas e alegres.
Percebi que quanto mais as crianças são desafiadas e envolvidas nas atividades, elas se animam e acabam contagiando a todos, em especial a família, levam para casa o que aprenderam e trazem para a escola todo fato ou histórias contadas pelos pais. Também cobravam dos pais quando a professora pedia para trazer algum material de casa.
Ouve socialização, compreensão e afeto entre as crianças. Isso acontece a partir do momento em que o professor leva para a sala de aula assuntos do interesse da criança, abrindo espaço para questionamentos, perguntas, tornando as atividades prazerosas e significativas. Em todo o momento me senti segura quanto ao seguimento das atividades.
Professora Ana Maria Castro - 2º ano do Ensino Fundamental/ S.B.Campo/SP
Parabéns,Laura Helena adorei você é muito criativa!!!Obrigada vou pegar umas ideias.
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