SEQUÊNCIA DIDÁTICA
OBJETIVOS
Fazer com que os alunos se
familiarizem com gênero;
Ampliar o repertório textual dos alunos.
Ampliar o repertório textual dos alunos.
ACERVO
Livros:
* TELLES, Lygia Fagundes. Mistérios: ficções. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
* POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. Trad. de Brenno Silveira e outros. São Paulo: Abril Cultural, 1981.
* POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. Trad. de Brenno Silveira e outros. São Paulo: Abril Cultural, 1981.
Filmes:
* Resident Evil I;
* Resident Evil II.
* Resident Evil I;
* Resident Evil II.
Videocliple:
* Thriller, Michael Jackson.
* Thriller, Michael Jackson.
ANTES DA LEITURA
É importante que os alunos já tenham contato com o que é Literatura
Fantástica. Antes de iniciar essa Sequência Didática, fornecer aos alunos,
noções sobre o tema.
Desenvolver uma roda de conversa na
sala de aula com o intuito de verificar o que os alunos sabem sobre o tema
(conhecimento prévio), bem como suas preferências e experiências – converse
sobre filmes, videoclipes, músicas, quadros, que são assustadores. E aborde “o
medo”, que às vezes as pessoas sentem destas histórias, pois alguns
adolescentes as adoram e outros odeiam este gênero.
Realizar uma dinâmica de grupo
na qual os alunos devem escrever em um cartão o seu principal “medo”, sem que
os colegas vejam. De forma aleatória, cada um deverá tentar adivinhar o medo do
outro. O professor mediará a dinâmica e fará um quadro na lousa anotando os
medos de cada um. Ao final, fará um levantamento dos três principais medos dos
alunos.
DURANTE A LEITURA
A leitura do
conto deve ser em voz alta e de maneira que crie o suspense que esse tipo de
história pede.
Um dos pontos de dificuldade na leitura é o vocabulário, por isso, é sempre bom pedir que os alunos anotem suas dúvidas no caderno para serem debatidas depois da leitura. Pedir aos alunos para que fiquem atentos aos seguintes pontos:
* Narrador / Foco Narrativo;
* Personagens – protagonista / antagonista;
* Tempo;
* Espaço;
* Enredo;
* Que palavras são desconhecidas? Elas dificultam o entendimento do conto?
Um dos pontos de dificuldade na leitura é o vocabulário, por isso, é sempre bom pedir que os alunos anotem suas dúvidas no caderno para serem debatidas depois da leitura. Pedir aos alunos para que fiquem atentos aos seguintes pontos:
* Narrador / Foco Narrativo;
* Personagens – protagonista / antagonista;
* Tempo;
* Espaço;
* Enredo;
* Que palavras são desconhecidas? Elas dificultam o entendimento do conto?
DEPOIS DA LEITURA
Como algum
aluno sempre falta, é interessante, até mesmo para recordação e fixação do
conto, pedir para que um ou mais recontem, oralmente, o conto lido.
Depois, em grupos, peça para que eles leiam novamente o conto e anotem sobre os três pontos observados durante a leitura. Em um segundo momento, cada grupo apresentará o que foi discutido para toda a turma. Ao professor cabe dialogar com a turma para que todos os pontos duvidosos sejam esclarecidos.
Depois, em grupos, peça para que eles leiam novamente o conto e anotem sobre os três pontos observados durante a leitura. Em um segundo momento, cada grupo apresentará o que foi discutido para toda a turma. Ao professor cabe dialogar com a turma para que todos os pontos duvidosos sejam esclarecidos.
PRODUÇÕES A PARTIR DO TEXTO
Os textos a
serem trabalhados (contos, filmes etc.) deverão explorar não só a escrita, mas
também a oralidade. Assim, os alunos deverão (re) contá-los e (re) escrevê-los
e, sobretudo, criar seus próprios textos.
Enviado por Ana Maria/Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário