14 de janeiro de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – “CONTOS DE MISTÉRIO”


Gênero: Literário / Contos de Mistério
Tipo Textual: Narrativo
Período de desenvolvimento: 01 mês
Interdisciplinaridade: Português e Artes
Público alvo: alunos dos 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

1)    Justificativa
O gênero escolhido – contos de mistério – tem como principal objetivo o de intensificar o contato dos alunos com esse tipo textual, ampliando seu repertório de contos narrativos.
Conversar sobre histórias que despertam o medo e o suspense possibilita aos alunos situações onde é possível verificar, dentro do gênero textual, as principais características do texto, como descrições, cenários, personagens, construindo gradativamente o clímax e desfecho surpreendentes.
Além disso, as questões apresentadas trabalham a compreensão do texto, solicitando a localização de informações, inferências ou deduções, assim como o uso adequado de recursos como a pontuação expressiva, onomatopéias e palavras que dão sentido e emoção aos textos lidos e produzidos.

2) Objetivos Específicos
a) Em relação aos conteúdos procedimentais:
·         Ler diferentes textos de forma autônoma;
·         Ouvir, ler e escrever contos de assombração;
·         Perceber que os cenários e os personagens são sempre caracterizados para criar um clima de mistério;
·         Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas reais ou simuladas;
·         Participar das interações que envolvam os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar, escutando com atenção e compreensão;
·         Grafar corretamente as palavras;
·         Reescrever textos, preocupando-se com concordância verbal e nominal;
·         Pontuar textos analisando as várias possibilidades de organização de um diálogo.
·         Levantar hipóteses sobre o tema ou assunto desenvolvido nos textos informativos;
·         Encontrar informações nos textos, mapas, tabelas e demais portadores textuais;
·         Participar da produção coletiva do conto escolhido pela turma, utilizando diferentes estratégias de criação.
·         Utilizar corretamente a pontuação expressiva, a partir da necessidade de transmitir emoções;
·         Participar da revisão do texto coletivo, usando adequadamente os conhecimentos prévios e os construídos durante o desenvolvimento do projeto.
Nas Oficinas de Artes:
·         Ilustrar o texto, representando artisticamente suas emoções e sentimentos em relação ao conto trabalhado.
·         Participar da produção de dramatização do texto escolhido pela turma.

·         b) Em relação aos conteúdos atitudinais:
·         Valorizar a leitura como fonte de informação, lendo para aprender;
·         Interessar-se pela escrita, como instrumento de interação;
·         Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
·         Desenvolver atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis significados e mensagens;
·         Valorizar a cultura popular, percebendo sua influência em usos, costumes, superstições e tradições orais de determinado povo.
·         Perceber as emoções, sensações e sentimentos transmitidos pelos textos do gênero trabalhado.
·         Participar de maneira colaborativa no desenvolvimento das atividades, mostrando interesse, respeito e disposição em efetivar as atividades propostas.

2)    Metodologia: Etapas previstas
·         Apresentar o tema para os alunos, ouvindo suas sugestões, levantando seus conhecimentos prévios e idealizando a participação na produção de um livro de contos.
·         Ler, permanentemente, contos variados, para despertar o gosto pela leitura e ampliar seu repertório (leitura feita pela professora).
·         Listar com os alunos os contos mais conhecidos e apreciados pela turma.
·         Pesquisar novas e antigas histórias, explorando os livros do acervo.
·         Desenvolver atividades de interpretação de texto, localizando informações, sequências de fatos, etc.
·         Desenvolver atividades de análise e reflexão sobre a língua, incluindo tarefas que explorem ortografia e gramática.
·         Produzir um texto narrativo, tendo como base o conto escolhido pela turma, sendo o professor escriba e mediador dos desafios que se apresentarem no decorrer da produção coletiva.
·         Revisar, coletivamente, o texto coletivo, junto dos alunos, enfocando questões ortográficas e gramaticais.
·         Ilustrar o conto produzido pela turma, trabalhando de maneira interdisciplinar nas Oficinas de Arte.
·         Produzir a dramatização do conto escolhido, planejando as etapas necessárias para sua apresentação.

3)    Recursos didáticos e materiais:
·         Atividades impressas,
·         Registros no Caderno do aluno;
·         Filmes;
·         Materiais da Oficina de Arte para produção das ilustrações.
·         Contos e Livros paradidáticos de literatura infanto-juvenil.
4)    Avaliação:
Em relação à linguagem oral: Habilidades gerais do aluno como falante:
·         Expõe suas idéias e conhecimentos?
·         Formula perguntas e respostas com clareza?
·         Explica e defende seus pontos-de-vista?
·         Expõe suas dúvidas?
·         Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
·         Gosta de ler textos em voz alta para os outros?

Habilidades gerais do aluno como ouvinte:
·         Sabe sua hora de falar e ouvir?
·         Tem concentração em quem fala?
·         Gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros?

Em relação às competências leitoras: Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos
·         Usa estratégia de antecipação através do portador/suporte de texto, do título, do autor, do gênero, da ilustração?
·         Usa estratégia de inferência, levando em conta o contexto?
·         Socializa sua leitura por iniciativa própria?
·         Socializa sua leitura por solicitação de outros?
·         Percebe a intencionalidade do autor?
·         Lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)? Socializa quais tipos de texto gosta de ler?
·         Expõe suas dúvidas?
·         Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
·         Gosta de ler textos em voz alta para os outros?

Em relação à produção de textos escritos:
·         Relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e interlocutor?
·         Faz da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto?
·         Atende à modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de textos de acordo com sua função social?
·         Desenvolve o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos coesivos?
·         Segmenta o texto de acordo com sua especificidade?

·         Tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação? Fundamenta suas opiniões e respostas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário