5O
ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ao final da 5º ano (4a série) do Ensino
Fundamental, o aluno deverá ser capaz de, pelo menos:
·
Participar de
situações de intercâmbio oral do cotidiano escolar, tanto as menos formais,
quanto as mais formais (como seminários, mesas-redondas, apresentações orais de
resultados de estudo, debates, entre outros): ouvindo com atenção, intervindo
sem sair do assunto tratado, formulando e respondendo perguntas, justificando
suas respostas, explicando e compreendendo explicações, manifestando e
acolhendo opiniões, argumentando e contra-argumentando;
·
Participar de debates
sobre temas da atualidade alimentados por pesquisas próprias em jornais,
revistas e outras fontes;
·
Planejar e participar
de situações mais formais de uso da linguagem oral no âmbito escolar (como
seminários, mesas-redondas, apresentações orais de resultados de estudo,
debates, entre outros), sabendo utilizar alguns procedimentos de escrita e
recursos para organizar sua exposição;
·
Apreciar textos
literários e participar dos intercâmbios posteriores à leituraem diferentes situações como, por exemplo, a Roda de Leitores;
·
ler textos para
estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento (como, por
exemplo, textos de enciclopédias, textos que circulam na internet, publicados
em jornais impressos, revistas, etc.), em parceria ou individualmente;
·
Utilizar – no processo
de ler para estudar ou de informar-se para produzir novos textos -
procedimentos como: copiar a informação que interessa, grifar trechos, fazer
anotações, organizar esquemas que sintetizem as ideias mais importantes do
texto e as relações entre elas etc.;
·
Selecionar textos no
processo de estudo e pesquisa, em diferentes fontes apoiando-se em títulos, subtítulos, imagens,
negritos, em parceria ou individualmente;
·
Ler, por si mesmo,
textos de diferentes gêneros (como contos, fábulas, mitos, lendas, crônicas,
poemas, textos teatrais, da esfera jornalística etc.), apoiando-se em
conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, da
linguagem própria do gênero e do sistema de escrita;
·
No processo de
leitura de textos utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de
compreensão (como, por exemplo, pedir ajuda aos colegas e ao professor, reler o
trecho que provoca dificuldades, continuar a leitura com intenção de que o
próprio texto permita resolver as dúvidas ou consultar outras fontes, entre
outros procedimentos);
·
Reescrever, em parceria ou individualmente, histórias
conhecidas, modificando o narrador ou o tempo ou o lugar, recuperando as
características da linguagem escrita e do registro literário;
·
Produzir textos de
autoria em parceria ou individualmente
(como, por exemplo, cartas de leitor; indicações literárias; textos
expositivos sobre temas estudados em classe; textos da esfera jornalística
dentro de projetos de produção de jornais – murais ou impressos), utilizando recursos
da linguagem escrita e o registro adequado ao texto (jornalístico,
acadêmico-escolar, etc);
·
Produzir contos de
autoria, em parceria ou individualmente, utilizando recursos da linguagem
escrita e do registro literário;
·
No processo de
reescrita de textos e de produção de textos de autoria: planejar o que vai
escrever considerando o contexto de produção; textualizar, utilizando-se de
rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão
temática quanto para avançar nos aspectos discursivos e textuais;
·
Participar de
situações de revisão de textos realizadas coletivamente , em parceria com colegas ou individualmente
considerando - em diferentes momentos - as questões da textualidade (coerência,
coesão – incluindo-se a pontuação), e a ortografia, depois de finalizada a primeira versão.
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