O JORNAL
O
jornal em sala de aula é um excelente material para se desenvolverem atividades
de leitura e escrita, tais como se
apresentam na sociedade, possibilitando o trabalho com diferentes modalidades
de texto. Os alunos aprendem a reconhecer
e a utilizar diferentes formas de organização textual, bem como recursos
linguísticos próprios de cada
modalidade.
Através
do trabalho com textos jornalísticos, discutem assuntos e temas de seu
interesse, fundamentam sua opinião em
fatos reais, analisam diversas interpretações sobre um mesmo fato e entram em
contato com um modelo de língua padrão bastante próximo do usado no dia a dia.
A
seguir, estão relacionados exemplos de como encaminhar os diferentes
componentes, partindo desse Projeto
específico.
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos
- Identificar o jornal como um dos
portadores de textos, percebendo a diferença entre eles.
- Identificar os diferentes tipos
de textos de acordo com sua finalidade.
- Identificar, nos diferentes
textos, as estruturas próprias do discurso escrito.
- Discutir sobre assuntos e temas, atuais,
relacionados aos interesses dos alunos.
- Identificar as diversas
interpretações de um mesmo assunto ou fato.
- Produzir textos utilizando as
estruturas do discurso escrito.
- Produzir textos com clareza e
coerência, utilizando os recursos básicos de coesão (conjunções,
advérbios, preposições, etc.)
O uso do jornal na sala de aula além
de permitir o estabelecimento de relações com o mundo, através das informações
veiculadas, das análises apresentadas, etc., também possibilita o
desenvolvimento de atividades relacionadas a diferentes interpretações de um
mesmo assunto, o estudo dos recursos expressivos próprios da linguagem e a
análise crítica dos acontecimentos.
ATIVIDADE:
O CONTATO COM DIVERSOS JORNAIS
ü Identificar
na primeira página do jornal:
1. Cabeçalho
2. Manchetes
3. Resumo das principais notícias
4. Fotos
5. Legendas
1. Diagramação da página, etc.
ü Manusear os cadernos para leitura dos
acontecimentos ou fatos mais importantes do jornal.
ü Selecionar a notícia mais
significativa e trabalhar os aspectos relacionados à leitura, interpretação e à
produção de texto.
ü Trabalhar
as notícias através do:
1. Levantamento do conhecimento prévio
sobre o assunto tratado no texto
2. Leitura individual e silenciosa do
texto
3. Leitura oral ( pelo professor)
4. Levantamento das informações sobre o
assunto tratado no texto
5. Estabelecimento de relações entre a
notícia desenvolvida num dos cadernos e a primeira página do jornal
6. Identificação e análise da finalidade
do texto ( para quê e para quem o texto é organizado)
ü Refletir
sobre:
1. As relações dos parágrafos entre si
2. Organização das frases e palavras no
parágrafo e no texto
3. Escolha dos termos empregados e as
relações que desempenham no texto
4. Sistema de pontuação utilizado como
uma forma de transmitir significações
5. Escolha do título, relacionando-o ao
texto
6. Coerência entre as ideias apresentadas
7. Ideologia veiculada pelo autor do
texto
ü Produzir textos sobre o tema discutido
MATEMÁTICA
Objetivos
1. Possibilitar a leitura matemática da
realidade
2. Propor questões ou problemas mais
significativos, próximos à realidade do aluno.
ATIVIDADE: O
jornal e a linguagem matemática
ü Selecionar uma notícia com informações
que possibilitem o trabalho com gráficos e tabelas
ü Caracterizar os diferentes tipos de
dados que apresentam os textos de um jornal e verificar sua finalidade e
significado segundo a linguagem matemática
ü Comparar os diferentes tipos de dados
oferecidos nos textos jornalísticos, verificando suas relações e funções
subsiadoras do texto/informação.
ü Construir problemas a partir de
pesquisas de notícias de jornal.
As
informações contidas em grande parte das notícias podem subsidiar o trabalho de
construção de tabelas e gráficos como:
1. Estados brasileiros e sua população
2. População alfabetizada por Estado
3. Renda per capta
4. Tabelas dos campeonatos de futebol
5. Tabelas de previsão do tempo
6. Nível de emprego/desemprego
7. Livros mais vendidos
8. Filmes mais assistidos
Esse trabalho
encaminha para discussões referentes à estatística, estimativas, relações de
inclusão, medidas, sequência e outros.
CIÊNCIAS
Objetivos
ü Fornecer elementos para a compreensão
do mundo e suas transformações.
ü Identificar os vários componentes do
ambiente, diferentes características e propriedades.
ü Compreender as interações entre os
componentes do ambiente e os processos de transformação na dinâmica ambiental.
ü Perceber a interação entre o ser
humano e o ambiente.
ü Perceber as informações científicas
como um meio para a promoção da saúde individual e coletiva.
ü Relacionar os avanços tecnológicos às
necessidades do ser humano.
ATIVIDADE:
O jornal e o conhecimento científico
O trabalho com texto jornalístico sob
a perspectiva do ensino de Ciências pode levar as seguintes atividades:
1. Pesquisar os conceitos científicos
presentes no texto.
2. Selecionar no texto notícias sobre
fenômenos ambientais e buscar suas explicações científicas.
3. Discutir questões referentes às
profilaxias na área da saúde.
Dentre
os vários textos jornalísticos que o professor pode usar na sala de
aula, ainda sugerimos, a título de exemplo, aqueles que abordam a temática
ambiental, tais como: efeito estufa, chuva ácida, agrotóxicos, efeito El Niño,
reciclagem do lixo, despoluição de rios (Tietê), desmatamento, queimadas,
preservação do meio ambiente.
HISTÓRIA
Objetivos
1. Conhecer a sua e outras realidades
2. Comparar o modo de ser e viver das
pessoas em diferentes épocas, possibilitando a identificação das mudanças e
permanências, semelhanças e diferenças, importantes para compreensão de como se realiza o processo
histórico.
3. Perceber que existem múltiplas visões
sobre um mesmo evento, não havendo, portanto, uma única forma de interpretação.
4. Acompanhar a trama dos acontecimentos,
estimulando a investigação e questionamento sobre os temas abordados.
5. Compreender o dinamismo do
conhecimento histórico, demonstrando que as verdades não são únicas e
inquestionáveis.
6. Conhecer a opinião pública dos vários
segmentos da sociedade, grupos, entidades, etc.
7. Constatar aspectos de diferentes
culturas, levando a compreensão de que não existe um modo único de viver e
pensar, não havendo cultura melhor ou pior, mas diferentes.
ATIVIDADE: O jornal e o conhecimento histórico
O texto jornalístico favorece a
construção de noções, conceitos e categorias próprias do conhecimento
histórico. A seleção, organização e discussão de artigos pertinentes aos temas
em estudo contribuem para a ampliação do universo do conhecimento sobre os
mesmos além de sua investigação e
questionamento, estimulando o desenvolvimento do espírito crítico e criativo do
aluno. Neste trabalho poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades:
1. Localizar a fonte de autoria do artigo
2. Situar no tempo e no espaço os
assuntos tratados no artigo
3. Identificar o (s) assunto (s)
focalizado (s)
4. Estabelecer relações entre o (s) temas
tratados e a experiência do aluno
1. Identificar possíveis soluções
2. Coletar outros artigos de jornais para
discussão em classe
3. Destacar as dúvidas do vocabulário
utilizado
4. Explorar a questão da origem dos recursos para a
execução as obras
5. Identificar aqueles que participam do
evento
6. Reconhecer o papel de cada segmento
GEOGRAFIA
Objetivos
- Favorecer a compreensão das formas de organização
do espaço no atendimento às necessidades dos seres humanos
- Conhecer a relação
sociedade/natureza que se realiza pela intermediação do trabalho
- Propiciar o reconhecimento das
diversidades regionais, estabelecidas pela vegetação, fauna, clima e da
interação da ação humana com o ambiente.
ATIVIDADES:
O papel do jornal no ensino de Geografia
Os
jornais de bairro, da região e os de maior circulação podem ser utilizados principalmente
para ampliar as informações a respeito do espaço geográfico. A leitura do
jornal possibilita alguns encaminhamentos que podem contribuir para o
desenvolvimento do ensino de Geografia através da exploração de conceitos
próprios do conhecimento geográfico ( espaço, tempo, relações sociais).
A partir de textos jornalísticos
poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades.
- Pesquisar a área de circulação do
jornal
- Identificar a finalidade do
artigo
- Estabelecer relações entre os
problemas apontados e os aspectos do cotidiano
- Localizar e elaborar mapas que
contemplem a região mencionada no texto, identificando os aspectos que a
caracterizam ( clima, vegetação, atividades econômicas, acidentes
geográficos, etc.)
- Criar legendas para identificar
os aspectos destacados
- Construir um texto ( coletivo ou
individual) posicionando-se frente
ao tema abordado
Além da notícia, devemos utilizar mapas, gráficos, tabelas, etc., para atividades diversas. Por exemplo:
se forem selecionados mapas de previsão de tempo, o alunos poderão codificar os
símbolos utilizados pela linguagem da climatologia.
Olá Laura, boa tarde!
ResponderExcluirTalvez eu esteja aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para conhecer o Projeto EDUCADORES MULTIPLICADORES. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.
DIVULGUE SEU BLOGUE e fique em evidência!
Faça parte da maior comunidade de blogs do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam seu blog e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
IRIVAN
Muito bom amiga!! tenha uma ótima tarde de domingo.
ResponderExcluirObrigada!