(Revista Nova Escola)
Prever, passo a passo, as
tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados
esperados. Seus alunos agradecem.
Preparar cada aula, organizar
o material didático, levantar diferentes recursos para ensinar um conteúdo e cuidar
da ambientação da sala sem abrir mão da formação continuada. São muitas as
atividades que constroem o dia-a-dia do professor.
Por Exemplo:
Ter um jeito próprio de se organizar.
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional.
Cada professor precisa
descobrir as ferramentas que melhor se encaixam ao seu estilo de trabalho. Pode
ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de
computador.
PLANEJAR
COM ANTECEDÊNCIA
Separar o material didático
previsto para ser usado na semana seguinte e reservar um dia para rever o
roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja
esquecido.
RESERVAR
ESPAÇO PARA ESTUDAR
Manter-se atualizado, tanto em
relação aos conteúdos quanto à prática de sala de aula, é fundamental. Você
pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de
estudos em casa (com muitos livros e pesquisa via internet). O que vale é
crescer sempre.
Organizar o espaço As
atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente ou em
grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo.
COMPARTILHAR
O PLANEJAMENTO
"Contar aos alunos o que
será feito ao longo do dia é importante por dois motivos. Em primeiro lugar,
porque eles ficam mais confortáveis, sem aquela euforia de 'o que será que vem
agora?'. Depois, porque faz com que saiam da postura passiva de quem está
sempre aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari,
coordenadora do núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de
Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Definir as tarefas Cada
conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os
alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa dica é circular pela
sala, acompanhando a evolução de cada um. "Se você decide passar um filme,
por exemplo, é essencial preparar um pequeno roteiro para a turma, com pontos a
ser observados", diz Valéria Roque.
PREVER
ATIVIDADES EXTRAS
Nem tudo sai conforme o
previsto, certo? Portanto, ter na manga algumas tarefas capazes de envolver a
turma é sempre bom. No dia-a-dia, isso vale também para aqueles alunos que
sempre terminam tudo antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado.
ANTECIPAR
A AULA SEGUINTE
Encerrar o dia informando o
que será realizado no dia seguinte é uma ótima estratégia porque gera uma
expectativa positiva e permite que os alunos se preparem melhor ao compreender
que há continuidade no processo educativo.
TROCAR
IDEIAS NA ESCOLA
Reuniões com os colegas, a
coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento
e encaminhar as questões mais relevantes.
Pensar grande:
"É preciso ter uma visão
de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora
Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro ajudam muito nesse
sentido. Alguns preferem escrever, outros preferem fazer esquemas. Só não pode
mesmo é fazer tudo de cabeça.
EXEMPLO
DE UM DEPOIMENTO DE UMA ROTINA
A professora Lúcia Ferreira,
que leciona para o 2º ano na EMEF Chico Mendes, em Porto Alegre, sobre a
importância da rotina para suas atividades diárias. "Chego todo dia às
7h20 na escola. Pego o caderno de chamada e vou para a sala de aula, conferir
se o espaço está organizado da forma que eu preciso. Quando toca o sinal, às
7h45, vou ao pátio buscar a turma. Pergunto como passaram o dia anterior, faço
a chamada e apresento como será o dia. Todos escrevem a data no caderno e
anotam a sequência de atividades previstas. Só então dou início às tarefas:
leitura, escrita, desenho etc. Como em qualquer turma, cada aluno trabalha num
ritmo próprio. Alguns não conseguem acompanhar o andamento, precisam de
incentivo e auxílio constantes. Outros terminam tudo rapidamente. Esses, eu uso
como monitores, para auxiliar os colegas. Logo após o recreio, costumo propor
tarefas mais lúdicas e calmas porque a gurizada volta do pátio sempre agitada.
Às 11h30, meia hora antes do
fim da aula, todos recolhem os materiais usados. Faço uma avaliação do que
fizemos e aponto como será o dia seguinte. Se algum trabalho não foi concluído,
gosto de lembrar o que falta fazer. E é importante lembrar se haverá aula de
Informática ou Educação Física, por exemplo. Em casa, começa o que eu chamo de segundo
tempo. Registrar os eventos mais importantes, ajustar o planejamento, criar
atividades para os mais adiantados. No meu caderno, tenho a semana inteira
prevista porque é preciso deixar tudo organizado para que a turma toda avance.
ORGANIZAR
A ROTINA DA ALFABETIZAÇÃO
Antes de receber a turma de
alfabetização, o professor deve planejar que atividades vão proporcionar o
contato sistemático e significativo com práticas de leitura e de escrita. Aos 5
ou 6 anos de idade, as crianças percebem mais claramente que existem outras
formas de representar o mundo sem ser por meio de desenhos cheios de traços e
cor. Descobrem, enfim, a presença e a importância da escrita, que permite a
todos comunicar ideias e opiniões por meio, por exemplo, de cartas, bilhetes,
notícias e poemas. Mas, para que cada um dos pequenos dê esse grande salto no
aprendizado, é preciso que a atuação do professor no Ensino Fundamental de nove
anos esteja ajustada a esse propósito.
O passo inicial é definir com
antecedência as atividades que vão fazer do ano letivo um encadeamento de
descobertas, cada uma delas mais desafiante que a outra. "O educador
precisa ter uma visão geral do trabalho para prever em que ritmo as propostas
de leitura e escrita vão se aprofundar ao longo do período", explica a
professora argentina Mirta Torres, especialista em didática da leitura e da
escrita.
Segundo Mirta, nesse
planejamento é importante considerar que cada criança já está em processo de
alfabetização. "Antes de irem para a escola, os pequenos tiveram contato
com práticas de leitura e de escrita, com maior ou menor grau de
espontaneidade, ao escutar os pais lerem histórias, ao folhearem livros ou ao
verem adultos e outras crianças escreverem", pontua. O que muda é que na
escola esse processo passa a ser intencional e sistemático, ganhando sentido e
contando com a participação ativa de cada estudante.
Para chegar ao detalhamento da
rotina semanal de uma classe de 1º ano, o educador precisa ter clareza de que
itens devem ser combinados e com que regularidade devem ser praticados para
permitir às crianças entender em que situações se lê e se escreve, para que se
lê e se escreve e quem lê e escreve. "E não é necessário ter sempre
novidades programadas. A continuidade dá segurança aos alunos e, associada à
diversidade de assuntos, amplia o repertório deles", explica Debora Samori,
pedagoga e formadora de professores do Centro de Educação e Documentação para
Ação Comunitária (Cedac). Um planejamento acertado contempla três tipos de
atividade.
1. Atividades permanentes São
essenciais para o processo de alfabetização. Por isso, devem ser praticadas
diariamente ou com periodicidade definida e em horário destinado exclusivamente
a elas. Incluem:
1. A leitura pelo professor,
feita diariamente, em voz alta, caprichando na entonação para aumentar o
interesse e tomando cuidado para variar os gêneros durante o ano: contos,
cartas, notícias, poemas etc.
2. A leitura pelos alunos,
feita em dias alternados com atividades de escrita, sempre tendo como objeto
textos que eles conheçam de cor, como cantigas, parlendas, trava-línguas,
textos informativos etc.
3. A escrita pelas crianças,
feita em dias alternados com atividades de leitura, tendo como objeto a
produção de listas de nomes de colegas, de frutas, de brinquedos etc., que
podem ser escritas pelos estudantes com lápis e papel ou com letras móveis.
4. A produção de texto oral
com destino escrito, feita em dias alternados com atividades de leitura, quando
os alunos criam oralmente um texto e o ditam para o professor, trabalhando o
comportamento escritor.
2.
SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES
São organizadas para atingir
diversos objetivos didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem da leitura
e da escrita. Necessariamente apresentam um nível progressivo de desafios. A
duração varia de acordo com o conteúdo eleito. Pode levar dois meses ou chegar
a quatro, sendo praticada duas ou três vezes por semana. Visam levar as
crianças a construir comportamentos leitores associados a propósitos como ler para
aprender, ler para comparar diferentes versões de uma mesma obra e ler para
conhecer diversas obras de um mesmo gênero. Em um bimestre, pode ter como objetivo
trabalhar a leitura de contos de autores variados. Em outro, pode eleger a
leitura de seções de jornal para que a turma se habitue a outro tipo de texto.
3.
PROJETOS DIDÁTICOS
São formas de organização dos
conteúdos escolares que contribuem para a aprendizagem da leitura e da escrita
ao articular objetivos didáticos e objetivos comunicativos. A sequência de
ações de um projeto culmina na elaboração de um produto final (um livro de
receitas saudáveis para as merendeiras da escola, uma gravação em CD ou fita
cassete com a leitura de poesias para alunos de Educação de Jovens e Adultos,
um jornal de bairro a ser distribuído para a comunidade etc.). Pode durar todo
um semestre e ter ou não conexão com o projeto didático proposto para o segundo
semestre. No primeiro, por exemplo, os alunos ouvem a leitura de poesias e
decidem quais farão parte de um livro escrito pelo professor (que atua como
escriba) e ilustrado por eles. A destinação da obra deve ficar clara. Pode ser
o acervo de livros da professora, a biblioteca da escola, a família das
crianças ou colegas de outra turma. No segundo semestre, uma proposta poderia
ser a leitura pelos alunos de poesias que sabem de memória para depois serem
declamadas em público em um sarau organizado por eles, reunindo os pais, os
estudantes e a comunidade.
AVALIAR
SEMPRE
Com base nas atividades
essenciais e a frequência com que devem ser realizadas, o professor pode fazer
uma programação detalhada do que vai trabalhar durante o ano (veja um exemplo
no quadro abaixo). Após essa distribuição, é possível fazer agendas de 15 ou
até 30 dias de aulas, dia após dia, de segunda a sexta-feira. Essa é uma etapa
de grande importância no planejamento. Nela, os projetos didáticos e as
sequências de atividades também são elaborados em detalhes, definindo-se
justificativas, tempos de duração, materiais necessários, aprendizagens
desejáveis e desenvolvimento passo a passo.
Colocar tudo no papel faz
pensar na forma de realização das atividades, além de antecipar a necessidade
de separação ou de compra de materiais:
- · Que livros devo ter à mão para ler aos alunos?
- · Quais voltarei a ler ao longo do ano?
- · Quais devo ter em maior quantidade para permitir que todos acompanhem a leitura?
- · Como escreveremos a lista de nomes dos alunos?
- · Como eles vão se apresentar à turma?
Outro cuidado importante é,
logo nas primeiras atividades, identificar que habilidades, conhecimentos e
dificuldades cada aluno traz de suas experiências de vida, seja em casa, seja
na escola. "Esse é o momento de observar, tomar nota e refletir sobre a
atuação de cada um em tarefas coletivas, em atividades realizadas em duplas ou
trios e em momentos de trabalhos individuais, o que permitirá acompanhar a evolução
dela no ano", orienta a pedagoga Debora Samori.
A classe pode ter crianças em
diferentes níveis de conhecimento em relação à escrita. O professor não deve
encarar isso como um problema.
Cada aluno é importante e traz
características que devem ser identificadas e aproveitadas. A orientação é
ajustar o foco, pensar nas possibilidades de interação e troca e seguir em
frente com o trabalho.
Há uma infinidade de
descobertas a serem feitas por seus futuros leitores e escritores, e eles vão
precisar de muitos desafios para dizer o que pensam e compreender o que leem.
PROPOSTA
- PRIMEIRO SEMESTRE
PROJETOS
:
- · Livro de reescrita de contos de fadas ditado para o professor;
- · Livro de brincadeiras preferidas do grupo ditado para o professor.
ATIVIDADES
PERMANENTES :
- · Escrita e leitura diárias do próprio nome e dos colegas;
- · Escrita e leitura de listas de palavras de um mesmo campo semântico;
- · Leitura diária de textos literários pelo professor ;
- · Roda de leitura e empréstimo de livros.
SEQUÊNCIAS
DIDÁTICAS
- Escrita e leitura diárias do próprio nome e dos colegas;
- Escrita e leitura de listas de palavras de um mesmo campo semântico;
- Leitura diária de textos literários pelo professor;
- Roda de leitura e empréstimo de livros.
PROJETOS
:
- · Livro de reescrita de histórias do mesmo autor ou do mesmo personagem já trabalhados na sequência didática de leitura do primeiro semestre;
- · Produção de uma agenda telefônica do grupo.
ATIVIDADES
PERMANENTES :
- Leitura de nomes próprios para a análise da ordem alfabética;
- Escrita e leitura de títulos de histórias conhecidas;
- Leitura pelo professor de textos informativos e literários;
- Roda de leitura e empréstimo de livros;
- Indicação literária dos livros apreciados pelo grupo
parbéns pelo artigo desse blog, vou indicar para todos no colégio objetivo zona norte SP, conteúdo muito bom, recomendo
ResponderExcluir
ResponderExcluirالخدمات المنزلية بمدينة الدمام 0507738549
شركة تنظيف منازل بالدمام
شركة تنظيف خزانات بالدمام
شركة تنظيف سجاد بالدمام
شركة تنظيف مجالس بالدمام
شركة تنظيف شقق بالدمام
شركة تنظيف فلل بالدمام
شركة مكافحة النمل الابيض بالدمام
شركة مكافحة حشرات بالدمام
شركة مكافحة حمام بالدمام
شركة تسليك مجاري بالدمام
ResponderExcluirشركة تسليك مجارى بالقطيف
ResponderExcluirالخدمات المنزلية بمدينة القطيف 0507738549
شركة تنظيف منازل بالقطيف
شركة تنظيف سجاد بالقطيف
شركة تنظيف خزانات بالقطيف
شركة تنظيف فلل بالقطيف
شركة تنظيف شقق بالقطيف
شركة تنظيف مجالس بالقطيف
شركة مكافحة حشرات بالقطيف
شركة مكافحة الحمام بالقطيف
شركة مكافحة النمل الابيض بالقطيف
شركة تسليك مجارى بالقطيف
ResponderExcluirشركة جلى بلاط رخام بالقطيف
شركة نقل عفش بالدمام
شركة جلى بلاط رخام بالخبر
شركات تنظيف موكيت بالجبيل
شركات تنظيف كنب بالجبيل
شركة الرها لمكافحة الحشرات بالجبيل
الماسة للحشرات
الماسة لمكافحة الحشرات
ماسة للحشرات
شركة تنظيف كنب ومجالس بالخفجى
شركة تنظيف منازل بالنعيرية
شركة تنظيف موكيت وسجاد بالخفجى
ResponderExcluirالخدمات المنزلية بمدينة الجبيل 0507738549
شركة تنظيف منازل بالجبيل
شركة تنظيف خزانات بالجبيل
شركة تنظيف سجاد بالجبيل
شركة تنظيف شقق بالجبيل
شركة تنظيف فلل بالجبيل
شركة تنظيف مجالس بالجبيل
شركة مكافحة الحمام بالجبيل
شركة مكافحة حشرات بالجبيل
شركة مكافحة النمل الابيض بالجبيل
شركة تسليك مجاري بالجبيل