01. Público Alvo: 4º Ano
02. Hora/Aulas: 3 aulas
03. Objetivo: Fazer o aluno compreender o que é um gênero textual de notícia,
promovendo a aprendizagem e a diversão
durante o processo didático
Linguagem oral e escrita: Escrita, leitura e interpretação de texto.
Natureza e sociedade: Conhecimento sobre outras culturas, e lugares através da notícia.
04. Materiais: Revistas, jornais, copias entregue em sala.
05. Desenvolvimento :
1ª Etapa:
Conversar com os alunos sobre o gênero
notícia, para sondar os conhecimentos que as crianças têm sobre o gênero.
Explicar para os alunos o que é
notícia, para que serve, onde ela circula.
2ª Etapa:
Conversar com as crianças sobre os
meios de comunicação onde as notícias circulam.
Entregar para cada criança uma
cruzadinha com os meios de comunicação, e após conferir tudo o que os alunos
fizeram, fazer a correção com eles na lousa.
3ª Etapa:
Formar duplas e distribuir copias de uma
noticia simples com um assunto que os alunos conheçam, como a dengue, falta de
água, etc. E pedir que leiam o texto.
Com base na notícia passada pedir que
ainda em dupla eles escrevam sua própria notícia (uma notícia por dupla).
Promover uma leitura de cada texto, e
discutir se os mesmos são considerados notícia ou não, esclarecer dúvidas, e
corrigir os textos com a sala.
4ª Etapa:
Em sala novamente, propor que os alunos
apresentem sua notícia com suas duplas, em forma de telejornal. (Confeccionar
os materiais, providenciando uma bancada de mesas com tv para telejornal.)
06. Avaliação:
• Avaliação a partir da notícia
elaborada em dupla, e pela desenvoltura na apresentação da notícia;
• Contínua, durante todo o processo
didático;
• Avaliar a participação do aluno
durante o projeto;
• Será observada o desempenho no
exercício proposto, se compreenderam o conceito de gênero de notícia e se sabem
identificar este gênero em meio ao outros tantos gêneros que existem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário