COMO IDENTIFICAR?
Por se
tratar de um transtorno de linguagem, a dislexia só se manifesta no final da
alfabetização e nos primeiros anos escolares (1ª e 2ª ano). A criança começa a
apresentar dificuldades inesperadas de aprendizagem de leitura, apesar de ter
outras habilidades.
A
fonoaudióloga e psicopedagoga da Associação Nacional de Dislexia Clélia Estill
afirma que o principal indicador escolar é a criança não ler com a mesma
desenvoltura dos colegas e a escrita apresentar muitas falhas e trocas de
letras. "As resistências aos trabalhos de leitura e escrita vão se
evidenciando cada vez mais, substituindo o entusiasmo inicial, como
consequência das frustrações que ela começa a vivenciar, e não por preguiça ou
desinteresse", ressalta Clélia.
Feito o
diagnóstico, é importante que o professor se junte ao profissional que tratará
a criança e, dessa forma, combine uma maneira de aprendizado diferente. A
psicoterapeuta de crianças e adolescentes Mirian Barros conta que não é só o
psicólogo quem faz o diagnóstico, e sim o conjunto professor, pais,
fonoaudiólogo, psicopedagogo etc.
Quanto mais
tarde é feito o diagnóstico, mais a criança fica com a autoestima baixa,
podendo ser excluída pelos grupos de amigos, e isso vai acarretando em diversos
problemas. Estudos mostram, inclusive, que as taxas de suicídio infantil estão
relacionadas à escola e, principalmente, à dislexia, por conta do bullying. Às
vezes, até o professor pode influenciar a baixa autoestima, uma vez que não
consegue identificar o problema.
ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DISLEXIA
Os alunos
que possui dislexia deve ser aplicado a letra do alfabeto antes da palavra, por
exemplo: "B bola" por que dessa forma o aluno irá conseguir similar
fazendo com que o aprendizado aconteça normalmente.
CONFIRA A SEGUIR ALGUMAS ATIVIDADES PRONTAS
PARA IMPRIMIR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário