Nome:
__________________________________________________
Data:
___________________ Professor:
______________________
Objetivo: Introduzir o estudo do verbo
(conjugação, pessoa, número, modos e tempos do indicativo) a partir da
observação de sua manifestação textual.
VERBOS – PARTE 1
Aqui
não encontramos pássaros nem peixes.
E
nossos corações também secaram.
Não
temos mais amor.
Ao
anoitecer nossas sombras deixam de rastejar
no
chão duro que cega as enxadas
e
olhamos com rancor o céu estrelado.
Mas
fomos nós que derrubamos as florestas e secamos o rio.
Este deserto
já foi nosso reino.
Havia tanta beleza...
Teremos um futuro?
|
·
Verbo é a palavra
que exprime ações (ler, vir, jogar, passear), estados (ser, estar,
ficar, parecer) e fenômenos naturais (chover, ventar, trovejar,
anoitecer).
·
Estando no infinitivo, os verbos
terminados em AR (cantar, falar) são da 1ª conjugação, os
terminados em ER e OR (vender, compor) são da 2ª
conjugação e os terminados em IR (partir, sorrir) são da 3ª
conjugação.
·
Os verbos se conjugam em pessoa e número:
Eu encontrei – 1ª pessoa do singular
Tu encontraste – 2ª pessoa do singular
Ele / Ela / Você / Vossa Excelência / A vizinha / O garoto encontrou
– 3ª pessoa do singular
Nós encontramos – 1ª pessoa do plural
Vós encontrastes – 2ª pessoa do plural
Eles / Elas / Vocês /
Vossas Excelências / As vizinhas / Os garotos encontraram – 3ª
pessoa do plural
Copie
cada um dos verbos do poema acima e coloque-os no infinitivo impessoal.
Em seguida, classifique a sua conjugação,
a pessoa e o número. Observe o exemplo.
encontramos – encontrar: verbo da 1ª conjugação / 1ª pessoa do
plural
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Modos
dos verbos:
Modo Indicativo – Expressa um fato com
certeza, segurança.
Ex.: As pessoas conscientes preservam a natureza.
Modo Subjuntivo – Expressa uma dúvida,
possibilidade, probabilidade.
Ex.: É provável que as pessoas preservem a natureza.
Modo Imperativo – Expressa um pedido, um
conselho, uma ordem.
Ex.: Preservem a natureza!
Classifique o modo de cada um dos verbos do trecho acima:
cante- _________________________________________
economize - ____________________________________
consome- ______________________________________
passar-________________________________________
agradecerá-
___________________________________
Tempos do Modo
Indicativo
·
Presente: expressa um fato que está acontecendo agora, no
instante já, ou então um fato que se repete com determinada frequência na
atualidade.
Ex.: Eu enxáguo muito bem os meus cabelos após o
xampu.
·
Pretérito perfeito: expressa um fato do passado como se ele tivesse
ocorrido de maneira rápida, ou como se ele tivesse acontecido uma única vez.
Ex.: Eu enxaguei muito bem os meus cabelos após o
xampu.
·
Pretérito imperfeito: expressa um fato que se repetia com
determinada freqüência no passado, ou um fato que ainda estava em andamento
naquele momento a que nos referimos.
Exs.: Eu enxaguava muito bem os meus cabelos após o
xampu.
Eu enxaguava os meus cabelos quando
o chuveiro queimou.
·
Pretérito mais-que-perfeito: expressa um fato
anterior a outro.
Ex.: Eu enxaguara os
meus cabelos quando o chuveiro queimou.
·
Futuro do presente: expressa um fato com chance de vir a
acontecer.
Ex.: Eu enxaguarei muito
bem os meus cabelos após o xampu.
·
Futuro do pretérito: expressa um fato sem chance de acontecer.
Eu enxaguaria os
meus cabelos se o chuveiro não tivesse queimado.
Dê o tempo e o modo dos verbos destacados:
1- Você cuida
da natureza?
________________________________________________________
2- O
homem cuidou da natureza?
________________________________________________________
3- Os
índios cuidavam da natureza.
________________________________________________________
4- Vanessa
cuidava do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
5- Vanessa
cuidara do jardim quando sua prima chegou.
________________________________________________________
6- Consciente
dos problemas, o homem cuidará da natureza.
________________________________________________________
7- O
homem cuidaria da natureza se tivesse mais consciência.
________________________________________________________
Das frases baseadas na tirinha
acima, classifique os verbos como no exemplo:
1-
O
pássaro lê as notícias do jornal e
se assusta com os problemas referentes
ao meio ambiente.
lê – ler: verbo da 2ª conjugação / 3ª pessoa do
singular
assusta –
_________________________________________________________________
2-
Ele
não imaginava a ocorrência de um mal
maior: a ação destrutiva dos homens.
imaginava
–__________________________________________________________
3-
As
motosserras assassinas já destruíram
boa parte da nossa mata.
destruíram –
______________________________________________________________
4-
Consciente,
o homem protegerá o seu próprio
mundo.
protegerá –
______________________________________________________________
Nome:
__________________________________________________
Data:
___________________ Professor:
______________________
Objetivo: Introduzir o estudo do verbo
(conjugação, pessoa, número, modos e tempos do indicativo) a partir da
observação de sua manifestação textual.
VERBOS – PARTE 2
Tempos do Modo
Subjuntivo
·
Presente: Expressa uma possibilidade. Chama-se “presente”
porque pode se correlacionar com outro verbo no presente do indicativo.
Exs.: Talvez nós aguemos
as plantas no final da tarde.
Ela pede que aguemos as plantas no
final da tarde.
·
Pretérito Imperfeito: Expressa uma possibilidade, uma
hipótese. Chama-se “pretérito” porque pode se correlacionar com outro verbo no
passado do indicativo: pretérito perfeito, pretérito imperfeito, futuro
do pretérito.
Exs.: Se nós aguássemos
as plantas agora, com este sol, elas morreriam.
Ela pediu que aguássemos as
plantas no final da tarde.
Ela pedia que aguássemos as
plantas no final da tarde.
·
Futuro: Expressa uma possibilidade, uma hipótese.
Chama-se “futuro” porque pode se correlacionar com outro verbo no futuro do
presente do indicativo.
Exs.: Se você aguar as plantas, elas
crescerão e ficarão lindas.
Quando eu aguar as plantas,
usarei uma vasilha pequena e não o esguicho.
Exercícios
1-
Dê
o tempo e o modo dos verbos destacados nos trechos que se seguem:
regar -
____________________________________________________________
evitará -
___________________________________________________________
ficarão -
___________________________________________________________
“A semente é a essência da vida. Ela perpetua, multiplica, alimenta, cura, ornamenta, embeleza e tempera a vida.”
É, perpetua,
multiplica, alimenta, ornamenta, embeleza, tempera - _______________
Os belos girassóis ornamentam o jardim.
ornamentam -
_________________________________
O vaso com girassóis ornamentou o salão na festa do meu
aniversário.
ornamentou -
__________________________________
Na casa da minha
infância, os girassóis ornamentavam
o jardim.
ornamentavam -
___________________________________________
O jardineiro plantava sementes de girassol quando chegamos ao sítio.
plantava -
_________________________________________________
chegamos -
_______________________________________________
O jardineiro plantara sementes de girassol quando chegamos ao sítio.
plantara -
_________________________________________________
chegamos -
_______________________________________________
Lindos girassóis ornamentarão o jardim da casa que um
dia terei.
ornamentarão-
______________________________________________
terei-
______________________________________________________
Talvez eu plante sementes de girassol no meu
jardim.
plante-
_____________________________________________________
Se você plantasse uns girassóis, o seu jardim ficaria lindo.
plantasse-
__________________________________________________
ficaria -
_____________________________________________________
Se você plantar
uns girassóis, o seu jardim ficará
lindo.
plantar-
____________________________________________________
ficará -
_____________________________________________________
Eu plantaria um girassol se tivesse
a semente apropriada.
plantaria -
____________________________________________________
tivesse -
_____________________________________________________
1-
Dê
o tempo e o modo dos verbos das frases abaixo:
a)
O
Penadinho não se conforma com a destruição da natureza.
conforma -
_______________________________________________________
b)
O
machado cortava sem dó as belas
árvores.
cortava -
_______________________________________________________
c)
Até
a Dona Morte se chocou com a
derrubada das árvores.
chocou -
_______________________________________________________
d)
É provável que o homem
se conscientize da importância do
meio ambiente.
é -
______________________________________________________________
conscientize - _____________________________________________________
e)
Se realmente amássemos a vida, não destruiríamos
a natureza.
amássemos -
______________________________________________________
destruiríamos - _____________________________________________________
f)
Quando pararmos com a destruição, a
maravilhosa natureza ressurgirá.
pararmos - ______________________________________________________
ressurgirá - ______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário