1.ESTOURANDO
BALÕES
Objetivos: É um
exercício de competição.
Material: Dois
balões para cada pessoa e barbante.
Como
Fazer:
1. Distribuir dois balões para
cada participante.
2. Distribuir, também, um
pedaço de barbante suficientemente grande para amarrá-lo à cintura, junto com
os balões.
3. Encher os dois balões e
prendê-los ao barbante, um de cada lado da cintura.
4. Cada pessoa deve tentar
estourar os balões da outra, protegendo, ao mesmo tempo, os seus balões.
5. Deve-se utilizar, apenas,
as mãos - evitar, portanto, objetos que possam provocar acidentes (palitos,
unhas, alfinetes, etc).
2- FAZENDO COMPRAS
Objetivos: Para
descontração
Como
Fazer:
1. Todos estão sentados em
círculos e o coordenador, em pé, diz: Fui fazer compras com... (e diz o nome de
várias pessoas do grupo).
2. De repente, acrescenta: Não
tenho mais dinheiro.
3. Quem teve o nome citado
deve trocar de lugar rapidamente e o coordenador se senta entre eles.
4. Alguém ficará sem lugar, em
pé. Este será o próximo a fazer compras e assim continua.
5. Se alguém não perceber que
seu nome foi citado e por isso não se levantar, será o que vai fazer compras
3 - A DANÇA DA LARANJA.
Material:
Uma
laranja (fruta) para cada dupla.
Como
Fazer:
1. Formar duplas ou sugerir
que os casais presentes fiquem juntos e sejam os participantes.
2. Entregar a cada dupla uma
laranja.
3. Orientar que a laranja
ficará presa entre as testas deles e cada pessoa deverá ficar com as mãos para
trás.
4. O facilitador colocará uma
música (preferencialmente agitada, ritmada) e todos dançarão, de acordo com o
ritmo.
5. Quem derrubar a laranja vai
sendo eliminado.
6. A dupla ganhará um prêmio:
a laranja.
4 - BRIGA DE GALO
Objetivos: Ótima
brincadeira para estimular competição no grupo. Não pode deixar de ter uma boa
torcida.
Material:
Papel, caneta, alfinete de bebê ou durex, fita ou barbante.
Como
Fazer:
1. Pedir dois voluntários.
Colocar nas costas de um deles um papel com a expressão "Galo 1" e
nas costas do outro "Galo 2", sem que eles saibam o que está escrito.
2. Ambos deverão descobrir o
que está escrito nas costas do outro, sem utilizarem as mãos, que deverão estar
cruzadas para trás.
3. É interessante e divertido
perceber que os movimentos dos dois lembram, realmente, uma briga de galo.
5 - COSTA COM COSTA
Objetivo:
Desencadear no grupo o processo de descontração, facilitar o entrosamento e
alongar o corpo, despertando-o e criando maior disposição para os trabalhos
grupais.
Como
Fazer:
1. Formar duplas.
2. Cada dupla deve ficar
posicionada costa com costa, bem juntinha.
3. Pegar as mãos um do outro,
por cima, de modo a ficarem bem esticados os braços.
4. Segurando as mãos, dobrar
bem devagar para a frente, ficando com o corpo do parceiro sobre as costas.
5. Dobrar para a direita e
para a esquerda, também.
6. Efetuar cada movimento ais
de uma vez (pelo menos três).
7. Soltar as mãos, sem
descolar os corpos.
8. Começar a virar,
lentamente, sem descolar, de forma que os dois de cada dupla fiquem frente a
frente, bem juntinhos.
9. Juntar as mãos, palma com
palma.
10. Ir abrindo os braços, cm as
mãos coladas, bem devagar, forçando para a frente (forças opostas), ficando em
forma de cruz (braços abertos).
11. Deslizar as mãos e fechar
os braços em torno do corpo do companheiro, abraçando-o.
Conclusão: Todo esse ritual...
só para um abraço. Que bom! "Aproveite e abrace tantas pessoas quantas
você queira e possa.
6- ALERTA COR
Uma pessoa é escolhida para
ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz "alerta
cor!" e os demais perguntam "que cor?". O pegador, então,
escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos,
caso contrário, poderão ser pegos.
7-
ARRANCA RABO
Cada participante ganha uma
tira de tecido (pode ser TIRAS DE JORNAL, PAPEL CREPON) para pendurar na parte
de trás da calça, como se fosse a cauda de um animal. Ao sinal, todos correm
tentando arrancar a cauda dos outros participantes. Vence quem conseguir juntar
mais caudas, sem perder a sua.
8- CHICOTINHO QUEIMADO
Pegar um pedaço de pano para
ser o chicotinho queimado. Um participante será o mestre esconderá o
chicotinho sem que as outras vejam. Depois todos saem para procurar. Quando um
participante chegar perto do chicotinho escondido o mestre deverá dizer
"está esquentando"; se ele se afastar, o mestre dirá "está
esfriando". Vence quem conseguir achar o chicotinho.
9- CORRIDA DAS TRÊS
PERNAS
Desenhe uma linha de chegada
no chão. Forme duplas com os participantes e amarre a perna direita de um com a
perna esquerda do outro. Ao sinal da largada, as duplas deverão correr até a
linha de chegada. Vence a dupla que chegar primeiro sem cair ou soltar as
pernas amarradas.
10- CORRIDA DAS TRÊS PERNAS
Os participantes sentam no
chão formando uma roda. Um participante, que será o mestre, fica em pé, andando
em volta da roda, com um pedaço de pano na mão, enquanto os outros cantam:
"Lencinho na mão, caiu no chão; moça bonita do meu coração; galo que canta
corococó; chupa cana com um dente só; é 1, é 2, é 3; acabou a sua vez". Ao
dizerem isso, o mestre tem que largar o lencinho atrás de alguém que estava
sentado - essa pessoa deverá sair correndo e tentar pegar o mestre, que por sua
vez estará salvo se conseguir sentar no lugar da pessoa que se levantou.
11 -
CORRIDA DAS TRÊS PERNAS
Traça-se uma linha no chão, em
cima da qual ficará um participante, que será a mãe da rua. Ele poderá se mover
somente em cima da linha. Os participantes ficarão de um lado do campo e, dado
o sinal, deverão passar para o outro lado cruzando a linha. Quem a mãe da rua
tocar estará pego. Depois, repete-se até que sobre somente um participante, que
será o vencedor.
12- MORTO VIVO
Os participantes ficam em
fileira e um é escolhido para ser o mestre. Quando o mestre gritar
"morto", os participantes agacham; quando gritar "vivo", os
participantes ficam em pé e levantam os braços. E assim ele vai alternando,
acelerando e reduzindo a velocidade. Quem errar, sai da brincadeira. Quem conseguir
ficar até o final, vence
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