1. Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
2. JUSTIFICATIVA
A música tem sido através dos séculos um das formas de comunicação entre os indivíduos, pretende-se refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura musical.
Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e "ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Temos por finalidade, oportunizar a aplicação dos conteúdos estudados durante as aulas e propor a vivência da interdisciplinaridade, alicerçada na habilidade de desenvolver uma aula interdisciplinar lúdica pedagógica que favoreça o aprendizado dos alunos.
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a desenvolver uma aprendizagem com qualidade.
3.DURAÇÃO: 1 mês
4. OBJETIVOS
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer a importância da música na nossa vida.
• Saber diferenciar diversos ritmos musicais.
• Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas populares.
• Identificar vários instrumentos.
• Criar o hábito de fazer uma audição consciente.
• Motivar para a vivência da música.
• Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora.
• Identificar materiais da região que se prestem à criação e novos instrumentos.
• Enriquecer com uso de novos instrumentos.
• Propiciar a socialização através de atividades em conjunto.
5. METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos é necessário que o educador esteja pronto para permitir e estimular a participação do grupo espontaneamente em atividades musicais, em pesquisas e descobertas de sons, ritmos e melodias.
É indispensável que a música seja percebida e expressada antes de mais nada com o próprio corpo, sendo o ritmo e elemento musical que mais cedo e com mais força toda criança, precisa compreendê-lo através dos movimentos do corpo, como também, a própria a melodia, a intensidade, o timbre, todos os movimentos corporais podem ser vivenciados através da expressão corporal.
A educação musical abordada atualmente como música criativa. Pois ao ouvirem e interpretarem músicas através da expressão corporal livre e brincarem muitas e muitas vezes com os instrumentos, alguns grupos mostram desejo de tocar de forma mais organizada. O educador pode então estimular a formação da bandinha. A criança vai descobrindo a natureza dos sons e a partir de uma melodia, criar arranjos de vozes, instrumentos, levando a criança a criar músicas, elas precisam ter um vocabulário musical, isto é, representa por meios de sons livres, pesquisando sons, acompanhando ritmos com instrumentos simples, a prendem a cantar pequenas canções ou ouvir música clássica e popular em diferentes ocasiões.
• O ouvir é muito importante para nós nos comunicarmos. Claro que estamos ao mesmo tempo ouvindo, vendo, sentindo todas as coisas. O nosso olhar e nossos ouvidos são bastante espertos, pois vemos e ouvimos só o que queremos.
• Explorar os instrumentos quanto a cor, forma, textura, peso, espessura, tamanho, nome dos instrumentos, como utilizá-lo, a partir do momento em que a criança é capaz de segurar qualquer instrumento, começa para ela, a apaixonante experiência de tocar uma música.
• Os instrumentos vão proporcionar as crianças a oportunidade para realizar ações como sacudir, bater, raspar, produzindo efeitos sonoros variados. Assim ela satisfaz ao mesmo tempo sua necessidade de movimento e sua curiosidade.
• Com o trabalho com instrumentos também desenvolvemos habilidades cognitivas, afetivo-sociais e psicomotoras. Cada educador, entretanto, com seu grupo, poderá descobrir outras habilidades, desde que olhe com curiosidade, espírito criativo e criador os materiais que tem a sua disposição.
• Com o trabalho interdisciplinar abrangeremos muito mais o aprendizado do aluno.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Música:
TERRA, PLANETA ÁGUA
( Guilherme Arantes)
ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO
ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO E DESÁGUA
NA CORENTE DO RIBEIRÃO
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS
NO VÉU DAS CASCATAS RONCO DE TROVÃO
E DEPOIS DORMEM TRANQUILAS
NO LEITO DOS LAGOS, NO LEITO DOS LAGOS
ÁGUA DOS IGARAPÉS ONDE IARA MÃE D’AGUA
É MISTERIOSA CANÇÃO
ÁGUA QUE O SOL EVAPORA PRO CÉU VAI EMBORA VIRAR NUVENS DE ALGODÃO
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA
ALEGRE ARCO-ÍRIS SOBRE A PLANTAÇÃO
GOTAS DE ÀGUA DA CHUVA
TÃO TRISTES SÃO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS
QUE ENCHARCAM O CHÃO
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA, PRO FUNDO DA TERRA
TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA
Com a música trabalharemos:
• Leitura e Interpretação da música
• Exploração do vocabulário
• Pesquisa sobre autores de algumas músicas
• Pesquisa e construção de instrumentos musicais
• Atividades de matemática
• Atividades de ciências
• Atividades de educação física
• Atividades de educação artística
• Atividades de história e geografia
7. RECURSOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS
( Para aguçar a curiosidade das crianças quanto a descoberta dos sons - caso o prof. queira)
• Bambu
• Frigideira de ferro
• Pedrinhas
• Conchinhas
• Rolhas
• Latas de refrigerante
• Coco maduro
• Verniz
• Lixa
• Corda
• Cabo de vassoura
• Galho de árvore
• Tampinhas
• Elásticos
• Copo de plástico
• Cilindro de bambu
• Arame de caderno
• Arame cozido
• Caixa de madeira
• Linha indiana
• Peneira de taquaras
• Chapinhas (tampinhas)
• Lâmpadas queimadas
• Cola branca
• Jornais (úmidos)
• Caixas de fósforos
• Latas (Nescau, neston,etc.)
• Papel de cimento (pacotes)
• Barbante
• Tesouras
• Palitos de fósforo
• Fita adesiva, Fita dupla face, Fita crepe
• Papel dobradura
• Plástico adesivo
• Furadeira
• Ferro
• Tampa de panela
• Madeira
• Grãos (arroz, milho, feijão, sagu, etc.)
• Botões
• Garrafas descartáveis
• Aparelho de som
• CDs
• Pincel atômico
• Colheres
• Socador de alho
• Ralador de queijo
• Martelo
• Prego
• Serrote
• Talhadeira
8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos. Verificar se o aluno:
• Participou das atividades
• Se ele discutiu sobre a interpretação da música
• Se participou das pesquisas
• Se aplicou o vocabulário, (seus sinônimos), corretamente
• Assimilou o aprendizado
• Se conseguiu fazer a interpretação desejada
• Se conseguiu construir um instrumento musical
• Se participou coletivamente das atividades
9. BIBLIOGRAFIA
Caderno de Formação,Vivências Artísco-Pedagógicas, p. 59, UNESP, 2.004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Qualificação profissional para o magistério. Educação artística: Música e artes plásticas. Livro 4, 2ª. ed., Rio de Janeiro. Funtevê, 1986.
www.mec.gov.br- Fundação Mario Covas
www.novaescola.com.br
**************************
RELATÓRIO DO PROJETO
MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Nossa aula começou com uma conversa informal sobre os problemas ambientais que nos atingem diariamente e a partir daí, elegemos o tema prioritário para nosso estudo: A ÁGUA.
Começamos a exploração do tema com a música PLANETA ÁGUA do cantor e compositor Guilherme Arantes.
Com essa música, pudemos desenvolver diversas atividades, em diversas áreas interdisciplinariamente.
Discutimos cada estrofe da letra da música para uma melhor interpretação da música, escutamos e cantamos várias vezes a música para que os alunos fizessem a interpretação do texto,(da música), produziram textos, leram artigos de jornais e revistas, assistiram um vídeo educativo da TV cultura contendo informações sobre a água, e, logo após, na aula de Educação Artística, os alunos fizeram desenhos relativos ao tema Água.
Aproveitando o vídeo sobre o tema e a música, os alunos debateram sobre a qualidade da água, cuidados com a poluição dos rios a través de agrotóxicos, dejetos humanos e esgotos e perceberam a necessidade de criarem alternativas para uma mudança de comportamento em relação aos cuidados e consumo da água potável.
Os alunos fizeram pesquisas de alguns compositores brasileiros, não interessando o tipo de música que eles compõem, e fizeram uma exposição nos painéis da escola para que todos os alunos pudessem ver os trabalhos elaborados.
Eles trouxeram vários CDs com músicas de vários ritmos para escutarmos e dançarmos, e, usando a criatividade, elaboraram danças que também foram apresentadas no palco da escola para todos os alunos e professores.
Os alunos exploraram os instrumentos musicais da bandinha da escola quantos aos sons, formas, texturas, espessura, peso, tamanho, nome dos instrumentos, como utilizá-los, etc.
Pesquisamos os instrumentos musicais existentes e eles confeccionaram os seus próprios instrumentos musicais com vários tipos de materiais encontrados na natureza , materiais recicláveis, objetos domésticos, etc.
Nas aulas de matemática, os alunos trouxeram três contas de água de suas casas e fizeram o cálculo do consumo de água que cada família teve nos últimos três meses consecutivos, depois escolheram dois amigos para trocarem as contas de água, fizeram os cálculos do consumo da casa de cada um deles, fizeram uma comparação entre as casas para saber qual delas obteve o maior consumo. Logo após, os alunos deram sugestões, uns aos outros, para que não haja desperdício de água.
Como trabalhamos interdisciplinariamente, nas atividades que realizamos procuramos abranger todas as disciplinas sem que os alunos percebessem que estavam estudando uma determinada matéria. Vejam:
GEOGRAFIA/ PORTUGUÊS/HISTÓRIA/CIÊNCIAS
· O que é um grotão?
· O que é ribeirão?
· Por que as gotas de água das chuvas levam a fertilidade ao sertão?
· O que o compositor quis dizer no trecho “ ...águas que caem das pedras no véu das cascatas ronco de trovão /e depois dormem tranqüilas no leito dos lagos...”?
· E com “... são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes /pro fundo da terra...”
· “...água que o sol evapora/ pro céu vai embora/ virar nuvens de algodão...” Pensando na matéria de ciências, o que você lembra com esse trecho da música?
· O que é leito dos lagos?
· Qual o significado de Igarapés?
· Quem é Iara mãe d’água? Pesquise sobre ela.
· O que é aldeia?
· O que são moinhos? Como se movimentam?
Lógico que tais atividades não foram trabalhadas todas de uma única vez.
O trabalho realizado com a 4ª série do Ensino Fundamental da E.M.E.F.”José Gomide de Castro”, foi muito gratificante e de grande valia para a nossa prática docente, pois através de uma simples música, pudemos trabalhar tantas atividades, (que às vezes achamos maçantes de trabalhá-las em nossa sala de aula), de uma forma tão descontraída que, tanto nós como as crianças nem percebemos o quanto nós fizemos.
Temos certeza o desenvolvimento desse projeto atingiu todos os objetivos propostos.
Vejam outras atividades que foram trabalhadas:
Muito bom esse trabalho, parabéns!
ResponderExcluirparabéns linda atividade vou organizar algo assim com meus alunos, gostei muito...
ResponderExcluirAMEI MIM SERVIU MUITO, XEIRO.
ResponderExcluirNossa! fiquei encantada com a proposta de trabalho,atividades....
ResponderExcluirenfim tudo.Parabéns!
Parabéns!Amei seu projeto!
ResponderExcluirMeus parabéns , professores(As) no ano passado eu tb/ trabalhei essa musica c/ os discentes do sétimo ano e fiquei muito feliz quando uma aluna me disse a sua prf. havia trabalhado c/ eles lá no prezinho essa mesma música é muito gratificante saber que apesar de tudo eles ainda tem um carinho muito grande pelo docente . "tudo vale apena quando a alma não é pequena".
ResponderExcluirUma projeto muito legal. Parabéns! Amei.
ResponderExcluirMuito Bom1 Parabéns!
ResponderExcluirBom-dia! Você poderia me enviar um mini modelo de projeto para ensino médio para meu e-mail, sobre música mpb. Ficarei muito agradecido.
ResponderExcluirP.S. o mais breve se possível.
Muito interessante a atividade com a música. Parabéns!
ResponderExcluir