6 de abril de 2010

Índio


Recebi esse projeto da amiga Ana Maria,vejam como elao desenvolveu.

O DIA DO ÍNDIO


TEMA: O Índio


JUSTIFICATIVA:

Esse tema foi escolhido por perceber que as crianças demonstraram grande interesse e curiosidade quando abordado o assunto, querendo assim conhecer um pouco dessa cultura. Nesse sentido pretende-se com esse tema proporcionar a alegria, descontração e conhecimento, despertando o interesse por novos saberes.


OBJETIVO GERAL:

Conhecer um pouco da história, dos hábitos e costumes indígenas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Reconhecer a influencia indígena em nossa vida.
  • Compreender e respeitar os índios e sua cultura.
  • Utilizar as diferentes linguagens, corporal, oral, escrita, plástica e cênica.
  • Brincar, expressando as emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • Pesquisar o modo de vida dos índios de nossa região (Guaramirim).
  • Comparar através de fotos e gravuras o modo de vida dos índios, antes e dos dias de hoje.

QUESTIONAMENTOS:

  • Porque os índios moravam no mato?
  • Os índios comem pessoas?
  • Os índios tem irmãos?
  • Eles não ficavam doentes?
  • Os índios iam na escola?
  • Ainda existe índio?
  • Porque os índios usam roupa?
  • Como os índios dançavam se não tinha cd?
  • Os índios não tem medo dos animais?
  • Os índios sabiam escrever?
  • Porque os índios se pintam?
  • Os indiozinhos brincavam de carrinho e de boneca?
  • As crianças dos índios tinham professora?

METODOLOGIA:

  • Labirinto.
  • Tracejado.
  • Cruzadinha.
  • Ligar os conjuntos iguais.
  • Pinte o quadrado que tem mais elementos.
  • Colorir o triângulo com menos elementos.
  • Faça um risco na última oca.
  • Colorir a oca do meio.
  • Pintura com giz de cera, lápis e guache.
  • Modelagem de utensílios indígenas com argila.
  • Confecção das vestimentas e adornos, com jornal, penas de aves e milho.
  • Montagem de armas e instrumentos musicais.
  • Maquiagem de índio.
  • Dramatização com fantoches de dedo.
  • Desfile das crianças caracterizadas de índio.
  • Expressão corporal com danças e jogos.
  • Cantar, ouvir e dançar músicas relacionadas ao tema.
  • Jogos: passeio na floresta, dança da chuva, índio vivo, índio morto; estátua.
  • Natureza e Sociedade:

  • Pesquisar no mapa da região, os locais onde ainda são encontrados agrupamentos indígenas.
  • Como vivem, como se mantêm, as tarefas que realizam.
  • Conversação sobre a alimentação dos índios, batata, mandioca (aipim), milho, frutas encontradas na mata.
  • Higiene pessoal, a importância da mesma, escovação de dentes, unhas limpas e cortadas, cabelos cortados e limpos, como limpar os ouvidos.
  • O que são ocas, de que eram construídas, onde dormiam.
Vídeo: Pocahontas, assistir e conversar sobre.

Ética e Cidadania:

  • A importância do índio na formação da nação brasileira.
  • Comparar o moda de vida dos índios de antigamente com os de hoje.
  • Montar um índio com o contorno de um aluno, em papel kraft, as crianças irão trabalhar dentro do contorno fazendo, olhos, boca, nariz, orelhas e colorir. Depois de pronto recortar e colar na parede.
  • Juntos escolher um nome para o índio, fazer uma ficha e fixar junto ao desenho.
  • Roda da conversa sobre os direitos e deveres dos índios, também sobre preconceito.
  • Respeitar o índio, pois é um ser humano como nós.

Movimento:

  • Coordenação motora, através de exercícios como: recortar, rasgar, amassar, fazer bolinhas, manipulação de revistas e jornais, colagem.
  • Pular dançar, correr.
  • Manipular peças de encaixe.
  • Equilíbrio: andar somente em cima da faixa.
  • Andar na ponte.
  • Subir e descer na árvore
  • Linguagem oral e escrita:

  • Construção de pequenos textos coletivos sobre as descobertas realizadas.
  • Identificar a letra I de índio no seu nome e dos colegas.
  • Leituras sobre os indígenas.
  • Sons de índio usando as vogais, ex: uuuuuu, iiiiii, aaaaa, eeeee, ooooo.
  • Pesquisa com os pais:
  • De que eram feitas as ocas?

  • Qual era a alimentação dos índios?

  • O que eles vestiam? O que vestem hoje?

  • Como o índio vivia com a natureza?

  • Contos indígenas.
  • Trabalhos em grupos e individuais.
  • Descobrir o significado de algumas palavras indígenas como:
Mandioca: Uma indiazinha de um ano chamada Mani faleceu, e em sua sepultura nasceu uma planta bonita e grande, tornou-se conhecida como mandioca, uma mistura de mani e oca.

Guaraná: um menino (curumim) da tribo maués faleceu e por ser considerado um menino que trazia sorte á tribo, tupã, o deus determinou que tirassem os olhos da criança e o regassem com lágrimas. Dele nasceu então a planta da vida, o guaraná.

Vitória – Régia: Uma moça índia ao avistar jaci a lua, refletindo nas águas de um lago, não resistiu a magia e atirou-se no lago, desaparecendo nas águas. Jaci comovida a transformou em uma flor que flutua, a vitória-régia a estrela das águas.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante esse trabalho pude perceber nitidamente o interesse dos alunos em adquirir novos conhecimentos. Apesar da pouca idade das crianças, onde o tempo de concentração é pouco, ouve muita discussão e interesse por parte das mesmas, conversas produtivas e alegres.
Percebi que quanto mais as crianças são desafiadas e envolvidas nas atividades, elas se animam e acabam contagiando a todos, em especial a família, levam para casa o que aprenderam e trazem para a escola todo fato ou histórias contadas pelos pais. Também cobravam dos pais quando a professora pedia para trazer algum material de casa.
Ouve socialização, compreensão e afeto entre as crianças. Isso acontece a partir do momento em que o professor leva para a sala de aula assuntos do interesse da criança, abrindo espaço para questionamentos, perguntas, tornando as atividades prazerosas e significativas. Em todo o momento me senti segura quanto ao seguimento das atividades.
Professora Ana Maria Castro - 2º ano do Ensino Fundamental/ S.B.Campo/SP

Um comentário:

  1. Parabéns,Laura Helena adorei você é muito criativa!!!Obrigada vou pegar umas ideias.

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