13 de agosto de 2010

PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE



  CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS



EFEITO ESTUFA

A poluição do ar é uma das causas do aquecimento. A superfície terrestre reflete uma parte dos raios solares, mandando-os de volta para o espaço. Uma camada de gases se concentra ao redor do planeta, formando a atmosfera, e alguns deles ajudam a reter o calor e a manter a temperatura adequada para garantir a vida por aqui.

Nas últimas décadas, muitos gases poluentes vêm se acumulando na atmosfera e produzindo uma espécie de capa que concentra cada vez mais calor perto da superfície da Terra, aumentando ainda mais a temperatura global. É o chamando de efeito estufa.

Outro problema que afeta diretamente o clima é a devastação das matas, pois elas ajudam a manter a umidade e a temperatura do planeta. Infelizmente, o desmatamento já eliminou quase metade da cobertura vegetal do mundo.





CHUVA ÁCIDA

Considerada um dos maiores problemas ambientais do mundo contemporâneo. O termo designa genericamente a chuva, neve ou neblina com alta concentração de ácidos em sua composição. A principal medida para a redução desse tipo de fenômeno é o uso de combustíveis alternativos ou utilização de carvão com menor teor de enxofre.



DESERTIFICAÇÃO

O fenômeno consiste na perda da produtividade biológica e econômica do solo de uma região. O uso de agrotóxicos, o desmatamento de florestas e o mau uso da terra são seus principais causadores. Um quarto do planeta está ameaçado pela desertificação, e pesquisas mostram que 135 milhões de pessoas no mundo já tiveram que deixar o local onde moravam por causa dela.



BIODIVERSIDADE

O termo abrange toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em uma região ou em todo planeta. Em todo o mundo, estima-se que existam pelo menos 14 milhões de espécies vivas. Como não é destruída uniformemente pela Terra, ela é maior em ambientes com abundancia de luz solar, água doce e clima mais estável.

O Brasil é considerado MEGABIODIVERSO, pois possui mais de 70% das espécies vegetais e animais do planeta.



O QUE É ECOSSISTEMA?

È o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, micro-organismos e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera mantêm entre si. Todos os elementos que compõe o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si.

A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda de equilíbrio existente. Se, por exemplo, uma grande área com mata nativa de determinada região for substituída pelo cultivo de único tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como aqueles que se alimentam desses animais.



O QUE É EROSÃO?

A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. A erosão faz com que apareçam no terreno atingido sulcos, que são pequenos canais com profundidade de até 10 cm, ravinas, que têm profundidade de até 50 cm, ou voçorocas com mais de 50 cm de profundidade.

O controle da erosão é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois o processo erosivo faz com que o solo perca suas propriedades nutritivas, impossibilitando o crescimento de vegetação no terreno atingido e causando sério desequilíbrio ecológico.

3 comentários:

  1. muito bom , me ajudou pra caramba no meu trabalho de geografia .Obrigado .!

    ResponderExcluir
  2. nossa esse saite me ajudou muito no meu trabalho de escola e eu tirei um 10 e um A! obrigada por me ajudar!!

    ResponderExcluir
  3. professor ótimo adorei me ajudou muito

    ResponderExcluir