30 de agosto de 2011

REDAÇÃO - SARESP/2011

CARTA DO LEITOR
Carta do Leitor  é um gênero textual em que o leitor se dirige a um jornal ou revista para comentar, criticar ou elogiar uma matéria ou carta publicada em edições anteriores.

Na maioria dos jornais e revistas, há uma seção destinada a cartas do leitor ― em geral conhecida como "Cartas à Redação", "Painel do Leitor", entre outros títulos.
Essa seção oferece um espaço para que o leitor faça elogios ou críticas a uma matéria publicada, ou mesmo sugestões. Os comentários podem referir-se às ideias de um texto, com as quais o leitor pode concordar ou não; à maneira como o assunto foi abordado (neste caso, um leitor mais conservador pode afirmar que determinada questão foi tratada de forma muito liberal); ou à qualidade do texto em si (pode-se achar que o autor abusou de clichês, por exemplo).
É possível também fazer alusão a outras cartas de leitores, para concordar ou não com o ponto de vista expresso nelas.
A linguagem da carta do leitor costuma variar conforme o perfil dos leitores da publicação. Pode ser mais descontraída, se o público é jovem, ou ter um aspecto mais formal.
Esse tipo de carta apresenta formato parecido com o das cartas pessoais: data, vocativo (a quem ela é dirigida), corpo do texto, despedida e assinatura. Porém, quando necessário, a equipe de redação do jornal ou revista adapta as cartas do leitor a seu estilo e as reduz para encaixá-las na seção reservada a elas, mantendo apenas uma parte do corpo.
Quando publicadas, as cartas costumam ser agrupadas por assunto. Assim, reúnem-se as que se refiram à mesma notícia ou reportagem em um mesmo bloco, que recebe um títuloLeia, abaixo, as cartas do leitor. 
Em "Natalidade livre", o leitor afirma concordar com duas leitoras que defendem o controle da natalidade e depois expõe seu próprio ponto de vista; na mesma carta, ele discorda de outro leitor e expõe um argumento que justifica sua posição.
Nas cartas sobre o problema dos "Limites ao fumo", apresentam-se posicionamentos diferentes com relação à proibição do fumo em algumas situações. Os dois leitores expõem argumentos que sustentam o que afirmam.
Veja também que os critérios que um grande jornal brasileiro usa para selecionar os textos que aparecerão em sua seção de cartas. Note que os extensos podem ser resumidos pelo jornal.
http://duvidasredacao.blogspot.com

6 comentários:

  1. Oi, Laura! Passei para conhecer seu blog e gostei muito da variedade de coisas que você disponibiliza! Já estou te seguindo... Parabéns! Também tenho um blog relacionado à educação, caso queira conhecer, ficarei muito feliz com sua visita: www.comoeuaprendo.blogspot.com
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá sou estudante e minha classe irá fazer a prova do Saresp dia 29 e estamos estudando muito carta ao leitor e ao ver o site ''Cantinho das Atividades escolares'',fiquei muito enterresada e gostaria que postassem uma carta ao leitor sobre A Luta pela sustentabilidade do planeta ....Minha Classe esta fazendo varias coisas sobre isso e gostaria de colocar em meu orkut aogumas coisas sobre esse site se vc o dono do site permitir logico...Estarei comentando com a minha professora sobre esse site e gostaria que vc me respondesse
    Obrigada
    Aluna da Escola Municipal Profº Edina Bergamasco Scrivante .....{Nome da Aluna Não Disponivel}Cidade:Brasilia

    ResponderExcluir
  3. Minha escola não caiu a produção da carta do leitor. Não tenho a mínima idéia de como foi. Por favor alguém pode passar pra mim essa questão. Muito obrigada. Curto muito esse blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. oieeeeeeeee ja entendi um pouco obrigada viu beijokas

    ResponderExcluir