CONSTRUÇÃO DE FATOS BÁSICOS E CALCULO MENTAL
As tabuadas são identificadas,
muito frequentemente, como marco divisório entre uma concepção tradicional e
uma concepção atualizada de ensino de matemática. A memorização dos fatos
fundamentais das operações foi duramente criticada como exemplo de um ensino
baseado em regras e bastante descontextualizado. Desse modo, há algumas décadas
passou-se a defender que o aluno deveria, ao invés de decorar a tabuada,
compreender o significado das escritas multiplicativas, o que é bastante
defensável.
No entanto, essa proposição não se confronta com a
da necessidade de, uma vez compreendido o significado de tais escritas, a
partir da exploração de variadas situações-problema, o aluno descobrir
regularidades numa sequência de resultados e, a partir daí, saber “de cor” tais
resultados fundamentais para inclusive, resolver multiplicações envolvendo
números com duas ou mais ordens. Sem saber a “tabuada” fica, de fato, muito
difícil essa tarefa.
Evidentemente, não se trata de defender a
mecanização pura e simples da tabuada, obrigando os alunos a recitarem os fatos
ou copiá-los centenas de vezes para memorizá-los. É necessário sim, desenvolver
sequências didáticas apropriadas para a finalidade pretendida.
As tabuadas são “tábuas” (tabelas) referentes às
operações que envolvem números menores que 10, como por exemplo: 3 + 5; 7 X 8.
No caso da tabuada da multiplicação, o
desenvolvimento de algumas atividades pode ajudar as crianças na memorização
dos fatos.
Vejamos uma sequência de preenchimento da chamada
“Tábua de Pitágoras”, nome dado à tabela de dupla entrada em que são
registrados os resultados da multiplicação dos números que ocupam a linha e a
coluna principais (que vão parecer em negrito).
A estratégia utilizada é a de que, ao invés de
apresentar essa tabela pronta para as crianças, o professor desenvolva
procedimentos de completá-la, coletivamente, a partir da descoberta de
regularidades.
Parte 1: O preenchimento da primeira linha e da
primeira coluna
Uma primeira discussão com as crianças refere-se ao
“funcionamento” da tabela. Quando preenchemos o espaço (*), estamos indicando o
resultado de 1 X 2 e quando preenchemos o espaço (**), estamos indicando o
resultado de 2 x 1, dois fatos fundamentais distintos, mas que têm o mesmo resultado.
Na sequência, propomos às crianças que discutam os
resultados que devem ser registrados na primeira linha e na primeira coluna da
tabela, buscando levá-las a conjecturar que, nos casos analisados, quando um
dos fatores é “1”
o resultado da multiplicação é igual ao outro fator.
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
*
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
**
|
||||||||
3
|
3
|
||||||||
4
|
4
|
||||||||
5
|
5
|
||||||||
6
|
6
|
||||||||
7
|
7
|
||||||||
8
|
8
|
||||||||
9
|
9
|
Parte 2: O dobro e o preenchimento da segunda linha
e da segunda coluna
Geralmente, as crianças têm facilidade em calcular
mentalmente o dobro de um número.
Em função disso, é importante que elas percebam que
os resultados das multiplicações em que um dos fatores é o 2 podem ser obtidos
dobrando o outro número (o resultado de 2 x 7 ou de 7 x 2 pode ser obtido
dobrando o 7). Assim, a segunda linha e a segunda coluna da tabela podem ser
completadas por elas:
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
3
|
3
|
6
|
|||||||
4
|
4
|
8
|
|||||||
5
|
5
|
10
|
|||||||
6
|
6
|
12
|
|||||||
7
|
7
|
14
|
|||||||
8
|
8
|
16
|
|||||||
9
|
9
|
18
|
Parte 3: Ainda o dobro e o preenchimento da quarta
linha e da quarta coluna (e da oitava linha e da oitava coluna)
Se multiplicar por dois é achar o dobro do outro
número, multiplicar por quatro é dobrar duas vezes esse número. Em função
disso, é importante que as crianças percebam que os resultados das
multiplicações da 4ª. linha são o dobro dos resultados da 2ª. linha. Da mesma
forma, os resultados das multiplicações da 4ª. coluna são o dobro dos
resultados da 2ª. coluna:
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
3
|
3
|
6
|
12
|
||||||
4
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
5
|
5
|
10
|
20
|
||||||
6
|
6
|
12
|
24
|
||||||
7
|
7
|
14
|
28
|
||||||
8
|
8
|
16
|
32
|
||||||
9
|
9
|
18
|
36
|
Usando o mesmo raciocínio, pode ser completada a
oitava linha (e a oitava coluna) da tabela, pois multiplicar por 8 é o mesmo
que dobrar o número três vezes em seguida. Os resultados da oitava linha são o
dobro dos resultados que aparecem na quarta linha. Os resultados em vermelho
explicitam “os dobros”:
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
3
|
3
|
6
|
12
|
24
|
|||||
4
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
5
|
5
|
10
|
20
|
40
|
|||||
6
|
6
|
12
|
24
|
48
|
|||||
7
|
7
|
14
|
28
|
56
|
|||||
8
|
8
|
16
|
24
|
32
|
40
|
48
|
56
|
64
|
72
|
9
|
9
|
18
|
36
|
72
|
Parte 4: A quinta linha (e a quinta coluna) e suas
regularidades bem evidentes.
Agora, desafiamos as crianças a completarem os
resultados que estão faltando na quinta linha e na quinta coluna. É importante
discutir com elas “como são” os resultados da multiplicação de um número por 5.
Provavelmente elas observarão que eles terminam em zero ou em cinco e que isso
acontece alternadamente:
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
3
|
3
|
6
|
12
|
15
|
24
|
||||
4
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
5
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
6
|
6
|
12
|
24
|
30
|
48
|
||||
7
|
7
|
14
|
28
|
35
|
56
|
||||
8
|
8
|
16
|
24
|
32
|
40
|
48
|
56
|
64
|
72
|
9
|
9
|
18
|
36
|
45
|
72
|
Parte 5: A terceira linha (e a terceira coluna)
Como é possível observar, a tabela está quase
completa. Então podemos desafiar as
crianças a completarem os resultados que estão faltando na terceira linha e na
terceira coluna, com base na observação de que cada um deles tem 3 unidades a
mais que aquele que o precede na tabela.
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
3
|
3
|
6
|
9
|
12
|
15
|
18
|
21
|
24
|
27
|
4
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
5
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
6
|
6
|
12
|
18
|
24
|
30
|
48
|
|||
7
|
7
|
14
|
21
|
28
|
35
|
56
|
|||
8
|
8
|
16
|
24
|
32
|
40
|
48
|
56
|
64
|
72
|
9
|
9
|
18
|
27
|
36
|
45
|
72
|
Parte 6: O preenchimento da sexta linha (e a sexta
coluna)
Discutiremos com os alunos que multiplicar um
número por 6 é o mesmo que dobrar o seu triplo. Sendo assim, para completar os
resultados da sexta linha (e da sexta coluna) basta dobrar os resultados que
aparecem na terceira linha (e da terceira coluna).
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
3
|
3
|
6
|
9
|
12
|
15
|
18
|
21
|
24
|
27
|
4
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
5
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
6
|
6
|
12
|
18
|
24
|
30
|
36
|
42
|
48
|
54
|
7
|
7
|
14
|
21
|
28
|
35
|
42
|
56
|
||
8
|
8
|
16
|
24
|
32
|
40
|
48
|
56
|
64
|
72
|
9
|
9
|
18
|
27
|
36
|
45
|
54
|
72
|
Parte 7: O
preenchimento da nona linha (e a
nona coluna)
Vamos pedir às crianças que observem os resultados
da nona linha e nona coluna. Nos resultados da multiplicação por nove, já
anotados na tabela, é possível observar que o algarismo das dezenas vai
“aumentado de 1 em 1”
enquanto o algarismo das dezenas vão “diminuindo de 1 em 1”. Além disso, a soma do
algarismo das unidades com o das dezenas dá sempre 9. Tais observações permitem completar o que
falta na 9ª. linha e na 9ª. coluna. A
essa altura, a tabela está quase completa, restando apenas o resultado de 7 x
7.
X
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
2
|
2
|
4
|
6
|
8
|
10
|
12
|
14
|
16
|
18
|
3
|
3
|
6
|
9
|
12
|
15
|
18
|
21
|
24
|
27
|
4
|
4
|
8
|
12
|
16
|
20
|
24
|
28
|
32
|
36
|
5
|
5
|
10
|
15
|
20
|
25
|
30
|
35
|
40
|
45
|
6
|
6
|
12
|
18
|
24
|
30
|
36
|
42
|
48
|
54
|
7
|
7
|
14
|
21
|
28
|
35
|
42
|
?
|
56
|
63
|
8
|
8
|
16
|
24
|
32
|
40
|
48
|
56
|
64
|
72
|
9
|
9
|
18
|
27
|
36
|
45
|
54
|
63
|
72
|
81
|
A sequência aqui descrita, evidentemente, deve ser
feita em várias etapas e acompanhada de outras estratégias didáticas,
especialmente os jogos e a resolução de situações-problema.
Célia Maria Carolino Pires
nota dez ! gostei obrigada.
ResponderExcluiras atividades estão otimas valeu ! Parabéns
ResponderExcluirDifícir, non?!
ResponderExcluir