15 de fevereiro de 2011

PARA REFLETIR


A Lição dos Gansos

         Este interessante texto é baseado no livro "Socorro - Preciso de Motivação", de autoria de Luiz Marins Filho. Leia e veja o que os gansos têm a nos ensinar sobre trabalho em equipe e espírito colaborativo...
***********
1. "Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando numa formação em V, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse sozinha". 
·        Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade, podem atingir seus objetivos mais rápida e facilmente.


2. "Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando a 'aspiração' da ave imediatamente à sua frente". 
·        Lição: se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda aos outros.


3. "Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro assume o lugar, voando para a posição de ponta".
·        Lição: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes uma das outras.


4. "Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente a aumentar a velocidade"
·        Lição: Precisamos nos assegurar de que o nosso "grasno" seja encorajador para que a nossa equipe aumente o nosso desempenho.


5. "Quando um ganso fica doente, ferido, ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou morra. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando". 
·        Lição: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário