6 de abril de 2011

Poluição do Ar


A atmosfera nas regiões das grandes cidades e dos polos industriais concentra grandes quantidades de gases poluentes. Os principais causadores dessa poluição são os veículos e as fábricas.
Uma das consequências desses poluentes é o aquecimento global. Quando a Terra recebe a luz do Sol, ela reflete parte do calor de volta ao espaço. Se a atmosfera estiver poluída com acúmulo de dióxido de carbono, esse calor não consegue ultrapassá-lo. É o chamado 'efeito estufa', que deixa entrar o calor do Sol mas não deixa que parte dele seja irradiado de volta para o espaço. A temperatura média na Terra fica mais alta devido a esse calor excedente.
Outra das consequências da poluição é a 'chuva ácida'. Durante a formação das chuvas, se a atmosfera estiver poluída com dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, eles se transformam em ácido sulfúrico e ácido nítrico antes de se precipitarem de volta à terra, causando enormes estragos à vida na superfície e nas águas dos rios e lagos, pela poluição da água e poluição do solo.

3 comentários: