5 de dezembro de 2009

ÁGUA







Estação de Tratamento de Água

São instalações formadas de tanques e filtros para fazer o tratamento da água que chega dos mananciais. A água chega até a estação de tratamento através de túneis e adutoras e passa por um processo de purificação em etapas até chegar às nossas casas.
Toda cidade deve ter uma estação de tratamento de água, pois os mananciais em geral têm muitas impurezas.


Lagoa

Depressão pouco profunda, com forma variada, normalmente circular e cheia de água doce ou salgada.
Manancial

Mananciais são fontes ou nascentes que fornecem água para as cidades. Elas devem ser bem escolhidas de acordo com o volume de água, pureza e localização.
As regiões dos mananciais devem ter matas naturais e preservadas. O homem deve evitar a ocupação ao redor dos mananciais para evitar a poluição da água e do solo.


Mangue

Terreno pantanoso à margens de lagoas ou de estuários e que são sujeitos à inundação das marés misturando água doce com água salgada.
Os rios e mares trazem detritos de vegetais e animais mortos que se decompõem e tornam os mangues ricos em nutrientes. Além da grande quantidade de alimentos para peixes, crustáceos e aves aquáticas, o local é utilizado para proteção contra predadores nas águas escuras e para a reprodução das espécies que ali depositam seus ovos.
Por isso os mangues são considerados berçários da natureza.


Mar

Mar é uma grande massa de água salgada, situada no interior de um grande continente. O homem utiliza o mar para muitas atividades como a pesca, transporte e turismo.
A água cobre cerca de três quartos da superfície da Terra, distribuindo-se em água doce e salgada.
97% da água é salgada (mares e oceanos)
3% da água é doce (rios, córregos, lagos, riachos, neve e gelo das calotas polares)

www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário