5 de dezembro de 2009

CICLO DA ÁGUA


Ciclo da Água
Um dos ciclos básicos para a vida na Terra, o ciclo da água tem seu início com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios. Essa evaporação se dá por causa do calor provocado pelo Sol e pela ação dos ventos, transformando a água do estado líquido para o estado gasoso.
O vapor de água, por ser mais leve que o ar, sobe na atmosfera formando nuvens.
Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta à superfície em forma de chuva.
Nas regiões muito frias, essas gotículas se transformam em flocos de neve ao se precipitarem.
As águas da chuva ficam retidas no solo nas áreas onde há vegetação. Essa água é usada pelas plantas. Outra parte da água acaba indo para os rios e lagos.
A água não utilizada pelas plantas passa através de pedras permeáveis e acaba se dirigindo para grandes reservatórios no subterrâneo, formando os chamados lençóis de água, que fluem de volta para os oceanos.

A evaporação das águas da superfície terrestre é constante e novos ciclos se formam a todo instante.
O homem, os animais e as plantas também contribuem para a formação de vapor de água, por expiração durante o processo de respiração.


www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm

5 comentários:

  1. e muito bom essa atividade sou da 5 serie

    ResponderExcluir
  2. sou professora do ensino fundamental e pesquisando encontrei o seu blog e achei ideias interessantes sobre a aula que fala do ciclo da agua. ira me ajudar muito. obrigada tambem tenho um blog assunto orientaçoes pedagogicas www.wanypedagogia.blogspot.com favor veja deixe comentario. ja me inclui na llista de uma seguidora sua.abraços Wany Barreto

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito bom esse texto, mais não chegou absolutamente a minha duvida...
    Eu achava melhor fazer algumas perguntas para as pessoas se enterressarem mais pela ciência

    ResponderExcluir
  4. Otiimoooooooooooooo obg tirei 10 no trabalho

    ResponderExcluir