PROJETO: LIVRO DE BRINCADEIRAS
INTRODUÇÃO
O livro "Brinquedo-sucata e a criança" foi escrito pelo encantamento da autora com as noções desenvolvidas pelo psicanalista Winnicott sobre a criança, o brincar e a criatividade humana.
A autora afirma que o melhor que um educador pode fazer por uma criança é ser ele mesmo, uma pessoa em desenvolvimento e em processo criativo.
A autora diz que brincar é a fonte de vida para uma criança, pois o sonhar e o criar passam da reflexão à prática e nos dizem das possibilidades, aquém e além do reconstruir permanente na educação e que ça sucata é muito rica e pode ser usada como um simples jogo de criança ou como material intencional das aulas em diferentes espaços levando o brincar a fazer parte do processo de aprendizagem.
Professora e artesã modificou seu trabalho artesanal quando percebeu a habilidade e a capacidade que seus alunos de cinco e seis anos tinham para construírem brinquedos para si mesmos. Dar espaço para essas crianças brincarem à sua maneira é muito mais importante do que o apoio do professor para a organização de alguma brincadeira.
O respeito à criança como ser humano que desde a mais tenra idade sente, pensa e se expressa a seu modo, brincando, e seu direito a esse brincar são as mensagens mais importantes, simples, básicas e primordiais.
Objetivo compartilhado com os alunos (produto final): criar um livro de brincadeiras e finalizar o projeto com uma manhã de brincadeiras em que os alunos ensinam como fazer os brinquedos com sucatas e as brincadeiras do livro para os alunos de outras salas de aula.
Justificativa: a confecção de brinquedos com sucatas e de um livro de brincadeiras possibilita às crianças colocarem em jogo seus conhecimentos, suas criatividades aprendendo novas brincadeiras, registrando-as e ensinando à outras crianças e ao mesmo tempo conscientizando-se da importância da preservação do meio ambiente.
O que se espera que os alunos aprendam:
- Ampliar seu repertório de brincadeiras.
- Apropriar-se, mediante o uso, das características de um texto instrucional.
- Construir seus próprios brinquedos com materiais recicláveis.
- Escrever as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto.
- Revisar textos.
- Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.
- Escrever considerando a diagramação deste tipo de texto.
- Aprender procedimentos de consultas a livros instrucionais.
- Utilizar procedimentos de revisão e reescrita de textos.
- Desenvolver atitudes cooperativas.
- Desenvolver atitudes de respeito com os colegas.
- Escutar os colegas.
- Opinar nas questões do grupo favorecendo o entendimento.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
1. Levar para a classe livros instrucionais (especialmente de regras de jogos) a fim de que os alunos consultem-nos sempre que preciso.
2. Possibilitar que os alunos exerçam diferentes funções em todas as tarefas e brincadeiras.
3. Possibilitar que os alunos procurem soluções para os conflitos durante as brincadeiras.
4. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos e possibilitando que sejam colocadas em prática.
5. Promover momentos de escrita coletiva das regras das brincadeiras escolhidas.
6. Propor questões que façam os alunos pensarem sobre o texto específico, sua diagramação e função da ilustração.
7. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato colocando em jogo os saberes individuais.
8. Incluir a participação dos alunos a cada retomada do planejamento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário