26 de fevereiro de 2012

Atividades 4º ano

 LÍNGUA PORTUGUESA

* Leia o texto com atenção.

O VELHO BURRINHO


       
Certa vez, uns homens tinham de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.
Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar. O mais velho dos burros, que foi o primeiro a escolher, decidiu carregar o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos homens. Os outros burros caíram na risada:
        - Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro...
        E lá se foi o burrinho velho com todo aquele peso às costas e, ainda por cima, ouvindo a gozação dos companheiros.
        Mas, à medida que a viagem seguia, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio do velho burro. Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e folgado, com seu balaio quase vazio. Enquanto isso, os outros burros ainda suavam com o peso de suas cargas, que não tinham diminuído nem um pouquinho!                                                   
Pedro Bandeira.

1. Responda de acordo com o texto.

a. No início da viagem, os burros mais novos fizeram gozação com o mais velho. Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________

b. Quem levou a melhor no final da viagem? Explique.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

c. O que este texto pode ensinar de positivo para as pessoas?
____________________________________________________________________________________________________


2. Circule a sílaba tônica das palavras e classifique-as de acordo com o nº de sílabas e quanto à tonicidade.

a. homens - _________________________

b. pássaro - _________________________

c. comida - _________________________

d. primeiro - _________________________

e. velho - _________________________


3. Acentue as palavras corretamente.

lampada      cafe        palacio

parabens   agua                 açucar

ambulancia        tambem            

chao

   4. Complete com M ou N.

ja ____ tar        bo____ba

ta ____ bor                ca____tor


5. Ordene as sílabas e forme palavras. Depois, classifique-as quanto à tonicidade.

a. RA – RE – ÇÃO – FRI - GE ___________ / ____________

b. DO-SA-PE
____________ / ___________

c. ROS-PA-COM-NHEI
____________ / ___________

d. PA-DA-LÂM
___________ / ____________

e. AS-RI-DA
___________ / ____________


6. Circule com lápis azul os adjetivos e com rosa os substantivos.

a. O cafezinho está quente e gostoso.

b. Aquela pequena menina é bondosa.

c. O portão vermelho está estragado.

d. Meu anel é novo, brilhante e muito bonito.                    

 Enviado pela Profa. Sara/DF/colegiosantamaria


2 comentários: