17 de janeiro de 2018

Sugestões de atividades



ORTOGRAFIA

O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
(Autor desconhecido)

            No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogute natural.
        Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
        Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se comstrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera.
        Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gazolina do petrólho e...
        Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camiza por sima ( o tecido da minha camiza é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
        Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.
_______________________________________________________________
Londres, 26 de agosto de 1894

                Lenora,

          Consegui! O conde cail  na minha armadilha!  Troquei os pote de xás. Em vez de xá preto, mamãe deu ao comde xá di flor  di jasmim. Ele deu um grito e cuspil tudo no chão. Tossil tanto qui paresia qui a garganta dele soltava fumassa. Sua cara ficol ainda mais branca. Levantol-si, pedil desculpas i foi embora.
          Dei flores à mamãe para enfeitar a casa. Ela gostol. Depois, escondi dentes di alho nos vasos e dibaicho dos tapetis. Todos reclamaram di um xeiro isquizito.


Edgard
_____________________________________________________________________________





Leitura de curiosidades e escrita de títulos.

1 – Leia as curiosidades abaixo  e dê um título para cada uma delas.

                        ____________________________

            Na China, os imperadores utilizavam mensageiros montados  em cavalos velozes, para transportar suas correspondências;  quando os animais  se cansavam, eram substituídos por outros ao longo das estradas.



                             ____________________________

Os egípcios foram responsáveis pelo descobrimento de um material revolucionário, leve, prático e muito apropriado para a escrita: o papiro que facilitou imensamente o transporte das mensagens, até então gravadas em pedras ou plaquetas de barro



                           ______________________________

Depois de desenvolver a linguagem falada, o homem inventou  a escrita, que começou a ser gravada na pedra há 3 000a.a.C., aproximadamente, na Mesopotâmia. Mensagens pesadas assim não podiam ser transportadas, por isso  os babilônios passaram a escrevê-las em pequenas placas de barro.



                             _________________________________

Até uns 160 anos atrás, a entrega de cartas era uma coisa muito incerta. O transporte era feito por mensageiros ou carruagens que também transportavam passageiros, como na Inglaterra, por exemplo. Muitas vezes essas carruagens eram assaltadas e as cartas se perdiam no caminho. Após a revolução Industrial, em meados do século XIX, as carruagens foram substituídas por locomotivas.


                             __________________________________

Sir Howland Hill, idealizador da reforma postal Britânica, em 1840, instituiu o selo Penny Black. A  partir da reforma, não o destinatário, e  sim o remetente pagava antecipadamente as despesas de transporte da correspondência, que saía selada e carimbada, evitando assim o reaproveitamento do selo.

                            ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________

            Quando havia necessidade de comunicação urgente entre os espaços da Colônia (durante o Brasil colonial), mensageiros particulares chamados pedestres, próprios, positivos ou particulares ofereciam seus serviços para levar correspondências. Costumavam cobrar uma fortuna e só quem tinha muito dinheiro podia mandar mensagens.



                             ______________________________________

Graff  Zeppelin. Entre 1930 e 1937, os dirigíveis  frequentaram regularmente  os céus do Brasil transportando, entregando e recebendo correspondências. Nos lugares  onde não havia lugar apropriado, o dirigível pairava no ar, a baixa altitude, e deixava cair grandes sacos contendo as malas postais.(...)



Leia a carta com atenção para pontuá-la e reescrevê-la corretamente.

                                         PIRINÓPOLIS  23 DE MARÇO DE 1997


  SR. PROPRIETÁRIO DO RESTAURANTE PARAÍSO DOS BIFES

  TEMOS A MELHOR CARNE DA REGIÃO
 COM ELA O SENHOR PODERÁ OFERECER  OS MAIS VARIADOS TIPOS DE CARNE   COMO FILÉ MIGNON CONTRA FILÉ MAMINHA  ALCATRA  PICANHA E CUPIM]
 GOSTARIA DE RECEBER SALSICHA LINGUIÇA E PAIO TAMBÉM
 A QUALIDADE DE NOSSA CARNE É GARANTIDA FORNECEMOS PARA VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL SÃO PAULO MINAS GERAIS PARANÁ E BAHIA
  ESPERAMOS CORRESPONDER ÀS VOSSAS EXPECTATIVAS

                         ATENCIOSAMENTE

                                                          GERENTE DO FRIGORÍFICO

            OBSERVAÇÃO  O  PAGAMENTO  SERÁ  FEITO  NO  ATO DA ENTREGA   ATRAVÉS  DE  CHEQUE  AO  PORTADOR





Nenhum comentário:

Postar um comentário