10 de fevereiro de 2014

TRABALHANDO COM JORNAL




O JORNAL
O jornal em sala de aula é um excelente material para se desenvolverem atividades de leitura  e escrita, tais como se apresentam na sociedade, possibilitando o trabalho com diferentes modalidades de texto. Os alunos aprendem a reconhecer  e a utilizar diferentes formas de organização textual, bem como recursos linguísticos  próprios de cada modalidade.
Através do trabalho com textos jornalísticos, discutem assuntos e temas de seu interesse, fundamentam sua  opinião em fatos reais, analisam diversas interpretações sobre um mesmo fato e entram em contato com um modelo de língua padrão bastante próximo do usado no dia a dia.
A seguir, estão relacionados exemplos de como encaminhar os diferentes componentes, partindo desse  Projeto específico.



LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos
  1. Identificar o jornal como um dos portadores de textos, percebendo a diferença entre eles.
  2. Identificar os diferentes tipos de textos de acordo com sua finalidade.
  3. Identificar, nos diferentes textos, as estruturas próprias do discurso escrito.
  4. Discutir  sobre assuntos e temas, atuais, relacionados aos interesses dos alunos.
  5. Identificar as diversas interpretações de um mesmo assunto ou fato.
  6. Produzir textos utilizando as estruturas do discurso escrito.
  7. Produzir textos com clareza e coerência, utilizando os recursos básicos de coesão (conjunções, advérbios, preposições, etc.)
O uso do jornal na sala de aula além de permitir o estabelecimento de relações com o mundo, através das informações veiculadas, das análises apresentadas, etc., também possibilita o desenvolvimento de atividades relacionadas a diferentes interpretações de um mesmo assunto, o estudo dos recursos expressivos próprios da linguagem e a análise crítica dos acontecimentos.
ATIVIDADE: O CONTATO COM DIVERSOS JORNAIS
ü  Identificar na primeira página do jornal:
1.    Cabeçalho
2.    Manchetes
3.    Resumo das principais notícias
4.    Fotos

5.    Legendas
1.    Diagramação da página, etc.
ü  Manusear os cadernos para leitura dos acontecimentos ou fatos mais importantes do jornal.
ü  Selecionar a notícia mais significativa e trabalhar os aspectos relacionados à leitura, interpretação e à produção de texto.
ü  Trabalhar as notícias através do:
1.    Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto tratado no texto
2.    Leitura individual e silenciosa do texto
3.    Leitura oral ( pelo professor)
4.    Levantamento das informações sobre o assunto tratado no texto
5.    Estabelecimento de relações entre a notícia desenvolvida num dos cadernos e a primeira página do jornal
6.    Identificação e análise da finalidade do texto ( para quê e para quem o texto é organizado)

ü Refletir sobre:
1.    As relações dos parágrafos entre si
2.    Organização das frases e palavras no parágrafo e no texto
3.    Escolha dos termos empregados e as relações que desempenham no texto
4.    Sistema de pontuação utilizado como uma forma de transmitir significações
5.    Escolha do título, relacionando-o ao texto
6.    Coerência entre as ideias apresentadas
7.    Ideologia veiculada pelo autor do texto
ü Produzir textos sobre o tema discutido


MATEMÁTICA

Objetivos
1.    Possibilitar a leitura matemática da realidade
2.    Propor questões ou problemas mais significativos, próximos à realidade do aluno.
                             ATIVIDADE: O jornal e a linguagem matemática

ü Selecionar uma notícia com informações que possibilitem o trabalho com gráficos e tabelas
ü Caracterizar os diferentes tipos de dados que apresentam os textos de um jornal e verificar sua finalidade e significado segundo a linguagem matemática
ü Comparar os diferentes tipos de dados oferecidos nos textos jornalísticos, verificando suas relações e funções subsiadoras do texto/informação.
ü Construir problemas a partir de pesquisas de notícias de jornal.
As informações contidas em grande parte das notícias podem subsidiar o trabalho de construção de tabelas e gráficos como:
1.    Estados brasileiros e sua população
2.    População alfabetizada por Estado
3.    Renda per capta
4.    Tabelas dos campeonatos de futebol
5.    Tabelas de previsão do tempo
6.    Nível de emprego/desemprego
7.    Livros mais vendidos
8.    Filmes mais assistidos
                  
              Esse trabalho encaminha para discussões referentes à estatística, estimativas, relações de inclusão, medidas, sequência e outros.

CIÊNCIAS

Objetivos
ü  Fornecer elementos para a compreensão do mundo e suas transformações.
ü  Identificar os vários componentes do ambiente, diferentes características e propriedades.
ü  Compreender as interações entre os componentes do ambiente e os processos de transformação na dinâmica ambiental.
ü  Perceber a interação entre o ser humano e o ambiente.
ü  Perceber as informações científicas como um meio para a promoção da saúde individual e coletiva.
ü  Relacionar os avanços tecnológicos às necessidades do ser humano.
ATIVIDADE: O jornal e o conhecimento científico

O trabalho com texto jornalístico sob a perspectiva do ensino de Ciências pode levar as seguintes atividades:

1.    Pesquisar os conceitos científicos presentes no texto.
2.    Selecionar no texto notícias sobre fenômenos ambientais e buscar suas explicações científicas.
3.    Discutir questões referentes às profilaxias na área da saúde.
Dentre  os vários textos jornalísticos que o professor pode usar na sala de aula, ainda sugerimos, a título de exemplo, aqueles que abordam a temática ambiental, tais como: efeito estufa, chuva ácida, agrotóxicos, efeito El Niño, reciclagem do lixo, despoluição de rios (Tietê), desmatamento, queimadas, preservação do meio ambiente.

HISTÓRIA
Objetivos
1.    Conhecer a sua e outras realidades
2.    Comparar o modo de ser e viver das pessoas em diferentes épocas, possibilitando a identificação das mudanças e permanências, semelhanças e diferenças, importantes para  compreensão de como se realiza o processo histórico.
3.    Perceber que existem múltiplas visões sobre um mesmo evento, não havendo, portanto, uma única forma de interpretação.
4.    Acompanhar a trama dos acontecimentos, estimulando a investigação e questionamento sobre os temas abordados.
5.    Compreender o dinamismo do conhecimento histórico, demonstrando que as verdades não são únicas e inquestionáveis.
6.    Conhecer a opinião pública dos vários segmentos da sociedade, grupos, entidades, etc.
7.    Constatar aspectos de diferentes culturas, levando a compreensão de que não existe um modo único de viver e pensar, não havendo cultura melhor ou pior, mas diferentes.

ATIVIDADE:  O jornal e o conhecimento histórico
O texto jornalístico favorece a construção de noções, conceitos e categorias próprias do conhecimento histórico. A seleção, organização e discussão de artigos pertinentes aos temas em estudo contribuem para a ampliação do universo do conhecimento sobre os mesmos além de sua  investigação e questionamento, estimulando o desenvolvimento do espírito crítico e criativo do aluno. Neste trabalho poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades:
1.    Localizar a fonte de autoria do artigo
2.    Situar no tempo e no espaço os assuntos tratados no artigo
3.    Identificar o (s) assunto (s) focalizado (s)
4.    Estabelecer relações entre o (s) temas tratados e a experiência do aluno
1.    Identificar possíveis soluções
2.    Coletar outros artigos de jornais para discussão em classe
3.    Destacar as dúvidas do vocabulário utilizado
4.    Explorar  a questão da origem dos recursos para a execução as obras
5.    Identificar aqueles que participam do evento
6.    Reconhecer o papel de cada segmento
GEOGRAFIA
Objetivos
  1. Favorecer  a compreensão das formas de organização do espaço no atendimento às necessidades dos seres humanos
  2. Conhecer a relação sociedade/natureza que se realiza pela intermediação do trabalho
  3. Propiciar o reconhecimento das diversidades regionais, estabelecidas pela vegetação, fauna, clima e da interação da ação humana com o ambiente.
ATIVIDADES: O papel do jornal no ensino de Geografia
      Os jornais de bairro, da região e os de maior circulação podem ser utilizados principalmente para ampliar as informações a respeito do espaço geográfico. A leitura do jornal possibilita alguns encaminhamentos que podem contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia através da exploração de conceitos próprios do conhecimento geográfico ( espaço, tempo, relações sociais).
A partir de textos jornalísticos poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades.
  1. Pesquisar a área de circulação do jornal
  2. Identificar a finalidade do artigo
  3. Estabelecer relações entre os problemas apontados e os aspectos do cotidiano
  4. Localizar e elaborar mapas que contemplem a região mencionada no texto, identificando os aspectos que a caracterizam ( clima, vegetação, atividades econômicas, acidentes geográficos, etc.)
  5. Criar legendas para identificar os aspectos destacados
  6. Construir um texto ( coletivo ou individual) posicionando-se  frente ao tema abordado
Além da notícia, devemos utilizar mapas, gráficos, tabelas, etc., para atividades diversas. Por exemplo: se forem selecionados mapas de previsão de tempo, o alunos poderão codificar os símbolos utilizados pela linguagem da climatologia.

Um comentário:

  1. Olá Laura, boa tarde!

    Talvez eu esteja aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para conhecer o Projeto EDUCADORES MULTIPLICADORES. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOGUE e fique em evidência!

    Faça parte da maior comunidade de blogs do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam seu blog e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir

VOTAÇÃO TOP 30/2014