24 de novembro de 2009

PROJETO LEITURA

Tema:O PRAZER NA BUSCA DE CONHECIMENTOS

2. Justificativa

            Nas duas últimas décadas a pesquisa a respeito dos processos de aprendizagem da leitura vem mostrando as dificuldades encontradas nas crianças no desenvolvimento da leitura na idade infantil. Essa constatação pôs em xeque uma antiga crença, na qual a escola apoiava suas práticas de ensino, e desencadeou uma revolução conceitual, uma mudança de paradigma. Estamos passando por esse momento, com as vantagens e prejuízos que caracterizam um período de transição, de transformação de idéias e práticas cristalizadas ao longo de muitos anos.
            Baseada nestas abordagens, procuramos refletir e buscar encontrar possibilidades de novas alternativas, visando apresentar orientações metodológicas que possam garantir momentos prazerosos para a criança no contato com  textos de gêneros diversificados, pois é inegável a importância da leitura dentro de um contexto social na formação completa do ser humano, nesse processo, busca-se equilíbrio entre o desenvolvimento da inteligência e a afetividade, entre a reação e a emoção, entre o útil e o agradável.
            É de conhecimento de todos os educadores que a escola é o caminho certo quando se fala em processo ensino-aprendizagem, tendo em vista o compromisso que ele exerce perante a sociedade, por isso temos o compromisso de apresentar um plano que vá proporcionar aos educandos mais maturidade no exercício da escrita e leitura que vá de encontro com as necessidades das suas aplicações e usos no seu dia a dia.
            Precisamos exercer um papel mediador, daí a necessidade de conhecermos os mecanismos, para daí tornar fácil a caminhada dos nossos alunos.


3. Objetivos

·        Refletir sobre os problemas de aprendizagem procurando compreender a forma como os alunos estão utilizando os elementos do seu sistema cognitivo e emocional para aprender.

·        Reconhecer as relações que se estabelecem entre aluno e conhecimento, as quais são interpostas pelo professor e pela escola e pelo meio ambiente.

·        Mobilizar a escola para a leitura.

·        Estimular o gosto e o interesse pela literatura como fonte de recreação e informação.


4. Público alvo


            Alunos, professores, funcionários e comunidade.

5. Local de desenvolvimento: Escola...
           
6. Desenvolvimento

·        Coleta de descrições de histórias de leitura dos docentes, alunos, funcionários, pais, etc;

·        Buscar reorganizar e ampliar o acervo da biblioteca escolar;


·        Ser modelo de leitor, participando como público do projeto em andamento;

·        Fazer da sala de aula uma biblioteca permanente apresentando títulos variados;

·        Empréstimos de livros para leitura familiar;

·        Fixar na rotina semanal um horário no período de aula, em que toda a escola deve estar voltada para a leitura independente do conteúdo que se estiver trabalhando;

·        Exposição de livros ilustrados elaborados pelos alunos;

·        Escolher alguns alunos para recontarem a história do livro que mais gostou;

·        Organizar uma pasta de registros de leituras realizadas, indicação de boas leituras, resumos de contos, etc;

·        Utilização de aparelhos toca CDs e DVDs;

·        Montagem e apresentação mensais de peças teatrais a partir de leituras realizadas.


7. Avaliação:

                        Será observada a participação de todos os envolvidos no projeto durante todas as etapas do mesmo.
                       
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário