Música no Ensino Fundamental
1. Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
2. JUSTIFICATIVA
A música tem sido através dos séculos um das formas de comunicação entre os indivíduos, pretende-se refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura musical.
Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e "ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Temos por finalidade, oportunizar a aplicação dos conteúdos estudados durante as aulas e propor a vivência da interdisciplinaridade, alicerçada na habilidade de desenvolver uma aula interdisciplinar lúdica pedagógica que favoreça o aprendizado dos alunos.
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a desenvolver uma aprendizagem com qualidade.
3.DURAÇÃO: 1 mês
4. OBJETIVOS
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música.
- Reconhecer a importância da música na nossa vida.
- Saber diferenciar diversos ritmos musicais.
- Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas populares.
- Identificar vários instrumentos.
- Criar o hábito de fazer uma audição consciente.
- Motivar para a vivência da música.
- Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora.
- Identificar materiais da região que se prestem à criação e novos instrumentos.
- Enriquecer com uso de novos instrumentos.
- Propiciar a socialização através de atividades em conjunto.
5. METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos é necessário que o educador esteja pronto para permitir e estimular a participação do grupo espontaneamente em atividades musicais, em pesquisas e descobertas de sons, ritmos e melodias.
É indispensável que a música seja percebida e expressada antes de mais nada com o próprio corpo, sendo o ritmo e elemento musical que mais cedo e com mais força toda criança, precisa compreendê-lo através dos movimentos do corpo, como também, a própria a melodia, a intensidade, o timbre, todos os movimentos corporais podem ser vivenciados através da expressão corporal.
A educação musical abordada atualmente como música criativa. Pois ao ouvirem e interpretarem músicas através da expressão corporal livre e brincarem muitas e muitas vezes com os instrumentos, alguns grupos mostram desejo de tocar de forma mais organizada. O educador pode então estimular a formação da bandinha. A criança vai descobrindo a natureza dos sons e a partir de uma melodia, criar arranjos de vozes, instrumentos, levando a criança a criar músicas, elas precisam ter um vocabulário musical, isto é, representa por meios de sons livres, pesquisando sons, acompanhando ritmos com instrumentos simples, a prendem a cantar pequenas canções ou ouvir música clássica e popular em diferentes ocasiões.
· O ouvir é muito importante para nós nos comunicarmos. Claro que estamos ao mesmo tempo ouvindo, vendo, sentindo todas as coisas. O nosso olhar e nossos ouvidos são bastante espertos, pois vemos e ouvimos só o que queremos.
· Explorar os instrumentos quanto a cor, forma, textura, peso, espessura, tamanho, nome dos instrumentos, como utilizá-lo, a partir do momento em que a criança é capaz de segurar qualquer instrumento, começa para ela, a apaixonante experiência de tocar uma música.
· Os instrumentos vão proporcionar as crianças a oportunidade para realizar ações como sacudir, bater, raspar, produzindo efeitos sonoros variados. Assim ela satisfaz ao mesmo tempo sua necessidade de movimento e sua curiosidade.
· Com o trabalho com instrumentos também desenvolvemos habilidades cognitivas, afetivo-sociais e psicomotoras. Cada educador, entretanto, com seu grupo, poderá descobrir outras habilidades, desde que olhe com curiosidade, espírito criativo e criador os materiais que tem a sua disposição.
· Com o trabalho interdisciplinar abrangeremos muito mais o aprendizado do aluno.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Música:
TERRA, PLANETA ÁGUA
( Guilherme Arantes)
ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO
ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO E DESÁGUA
NA CORENTE DO RIBEIRÃO
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS
NO VÉU DAS CASCATAS RONCO DE TROVÃO
E DEPOIS DORMEM TRANQUILAS
NO LEITO DOS LAGOS, NO LEITO DOS LAGOS
ÁGUA DOS IGARAPÉS ONDE IARA MÃE D’AGUA
É MISTERIOSA CANÇÃO
ÁGUA QUE O SOL EVAPORA PRO CÉU VAI EMBORA VIRAR NUVENS DE ALGODÃO
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA
ALEGRE ARCO-ÍRIS SOBRE A PLANTAÇÃO
GOTAS DE ÀGUA DA CHUVA
TÃO TRISTES SÃO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS
QUE ENCHARCAM O CHÃO
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA, PRO FUNDO DA TERRA
TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA
Com a música trabalharemos:
· Leitura e Interpretação da música
· Exploração do vocabulário
· Pesquisa sobre autores de algumas músicas
· Pesquisa e construção de instrumentos musicais
· Atividades de matemática
· Atividades de ciências
· Atividades de educação física
· Atividades de educação artística
· Atividades de história e geografia
( Para aguçar a curiosidade das crianças quanto a descoberta dos sons - caso o prof. queira)
- Bambu
- Frigideira de ferro
- Pedrinhas
- Conchinhas
- Rolhas
- Latas de refrigerante
- Coco maduro
- Verniz
- Lixa
- Corda
- Cabo de vassoura
- Galho de árvore
- Tampinhas
- Elásticos
- Copo de plástico
- Cilindro de bambu
- Arame de caderno
- Arame cozido
- Caixa de madeira
- Linha indiana
- Peneira de taquaras
- Chapinhas (tampinhas)
- Lâmpadas queimadas
- Cola branca
- Jornais (úmidos)
- Caixas de fósforos
- Latas (Nescau, neston,etc.)
- Papel de cimento (pacotes)
- Barbante
- Tesouras
- Palitos de fósforo
- Fita adesiva, Fita dupla face, Fita crepe
- Papel dobradura
- Plástico adesivo
- Furadeira
- Ferro
- Tampa de panela
- Madeira
- Grãos (arroz, milho, feijão, sagu, etc.)
- Botões
- Garrafas descartáveis
- Aparelho de som
- CDs
- Pincel atômico
- Colheres
- Socador de alho
- Ralador de queijo
- Martelo
- Prego
- Serrote
- Talhadeira
8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos. Verificar se o aluno:
· Participou das atividades
· Se ele discutiu sobre a interpretação da música
· Se participou das pesquisas
· Se aplicou o vocabulário, (seus sinônimos), corretamente
· Assimilou o aprendizado
· Se conseguiu fazer a interpretação desejada
· Se conseguiu construir um instrumento musical
· Se participou coletivamente das atividades
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Qualificação profissional para o magistério. Educação artística: Música e artes plásticas. Livro 4, 2ª. ed., Rio de Janeiro. Funtevê, 1986.
www.mec.gov.br- Fundação Mario Covas
by Laura Helana
Este Projeto está fantástico...
ResponderExcluirParabéns pela atitude de compartilhar com os colegas...
Um beijão,
Katyane Santana
Gostei muito do seu projeto, parabens.abçossss.
ResponderExcluirme ajudou em um projeto q estou fazendo fora da escola..abraço
ResponderExcluirsou professor de musica gostaria de conversar mais sobre isso colocart mais a vida dos alunos fazer eles perceberem que a musica tembem e importante
ResponderExcluir