13 de setembro de 2009

Atividades Ciências - decompositores

Verificação de Ciências

1- Coloque V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os dois tipos de seres vivos que fazem parte da cadeia alimentar são os produtores e os consumidores.
( ) O ecossistema é formado por um conjunto de seres vivos e não-vivos.
( ) Podemos chamar de seres vivos: a água, o solo e o ar.
( ) Podemos dizer que na cadeia alimentar uma animal serve de alimento para outro.

2- Encontramos a cadeia alimentar:
( ) no solo, na areia, nas folhas e no meio aquático
( ) no meio terrestre, aquático e de suspensão
( ) no mar, na suspensão e no território

3- Os PRODUTORES são seres vivos que produzem o seu próprio alimento. Eles são os:

( ) vegetais ( ) animais ( ) os micróbios

4- Os CONSUMIDORES são seres vivos que apenas consomem os alimentos produzidos pelos vegetais.

( ) certo ( ) errado

5- Os DECOMPOSITORES são seres que se alimentam de:

( ) vegetais crus ( ) animais grandes ( ) plantas e animais mortos

6- Os DECOMPOSITORES são:

( ) os vegetais ( ) os animais ( ) os fungos e bactérias

7- Pinte de azul as interferências de causas naturais.

POLUIÇÃO DEVASTAÇÃO MATANÇA DE ANIMAIS VULCÃO

RAIO CORTE DE LENHA VENDAVA EROSÃO DO SOLO


8- Podemos controlar as causas naturais que interferem num ecossistema?

( ) sim ( ) não

9- Circule as interferências causadas pelo homem que um ecossistema pode sofrer.

RAIO CORTE DE LENHA VENDAVAL EROSÃO DO SOLO

POLUIÇÃO DEVASTAÇÃO MATANÇA DE ANIMAIS VULCÃO

10- O que é impacto ambiental?


11- Um ecossistema pode existir ou se manter sem os elementos bióticos? Por quê?
12- O que são elementos bióticos? E abióticos?

13- Espécies nativas são:
( ) são vegetais que plantamos ( ) são plantas de uma determinada região
Image and video hosting by TinyPic

29 comentários:

  1. Era o que eu precisava para minha aula, obrigada por disponibilizar tão rico material. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tirei 80 na prova valeu cantinho das atividades obg pela ajuda


      Excluir
  2. Muito boa esta atividade, dorei. Obrigada!Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como fasso pra mi descobri qual e a composiçao quimica da agua

      Excluir
  3. Aqui não tem atividades de flutuação ?
    Estou dando isto para os meus alunos !

    ResponderExcluir
  4. Sou professora e sempre recorro ao seu blog em busca de atividades.Recentemente fiz o meu, mas estou "crua" ainda. Gostaria , quem sabe voce me esclarece, por que toda vez que faço uma nova postagem, abre outra janela do meu blog?Parabens pelo seu blog!Professorafatinhasantos.blogspot

    ResponderExcluir
  5. sou professora ha 26 anos só nos ultimos anos é que tive oprtunidade de acessar a internt pois foi uma vida trabalhando e morando em lugares que nao oferecia esses meios encontrei seu blog por acaso mas amei... PARABENS!!! BJS. Visitarei outras vezes

    ResponderExcluir
  6. Estou iniciando na profissão como professora, adorei suas sugestôes de atividades.Parabéns!!! Concerteza visitarei outras vezes.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa atividade!
    Muito prática.

    ResponderExcluir
  8. eu gostei mas nao tem tudo que eu preciso na internet poderia ter mais atividades de ciencias para resolver no compuador mais obrigada(o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Esses links são de sites muito interessantes. Possuem várias atividades on-line.
      Espero que goste.
      QUADRINHOS
      http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Privado/Login.aspx?ReturnUrl=%2fPrivado%2fMeusQuadrinhos.aspx

      http://www.topgameskids.com.br/montaHQ/

      PLANETINHA
      http://www.planetinha.com.br/
      PORTUGUÊS
      http://www.portugues.com.br/
      **ESCOLA KIDS
      http://www.escolakids.com/

      ECOKIDS
      http://www2.uol.com.br/ecokids/

      Excluir
  9. adorei. estava mesmo precisando de atividades como essa.

    ResponderExcluir
  10. caraca vey e a mesma atividade que a professora de ciencias mim deus

    ResponderExcluir
  11. ola muito bom seu blog eu tenho 13 anos e as vezes brinco com minha irma de escolinha e essa atividade é muito boa vou usar na minha escolinha concerteza...Bjos...

    ResponderExcluir
  12. amei ficou tudo otimo obrigada.beijs

    ResponderExcluir
  13. Acessa a internet e muito legal mesmo

    ResponderExcluir
  14. Adorei as sugestões de atividades que encontrei aqui

    ResponderExcluir
  15. quero saber as respostas agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria que as atividades tivessem as respostas

      Excluir
    2. Gostaria que as atividades tivessem a resposta

      Excluir
  16. Muito bom, adorei o site. E as resposta quais são.

    ResponderExcluir