9 de setembro de 2009

TEXTO - Bicho muito raro e estranho

Foi o cachorro quem chegou correndo com a língua de fora e contou para o javali:
___ Descobri um! Está escondido em cima de uma pedra, lá embaixo.
E foi a coruja quem ouviu o papo e perguntou:
___ Você tem certeza? Olhe que nem sempre as lendas são verdadeiras.
Mas foi o elefante quem apareceu naquele momento e decidiu:
___ É melhor verificar. Afinal, algum deve mesmo ter sobrado.
E foi assim que os animais desceram a montanha para comprovar a história do cachorro.
No começo da caminhada, a cobra disse:
___ Gozado, me deu vontade de levar uma maçã para qualquer emergência.
No meio, o passarinho falou:
___E eu estou que não aguento de medo de levar uma pedrada.
No fim, o jacaré comentou:
___Acho que vou chorar.
Chegaram. O macaco coçou a barriga e comentou:
___ É verdade. Sobrou só um. Mesmo assim pode ser perigoso. Quase acabou com minha família. E olha que somos primos de primeiro grau.
A onça lambeu os beiços e acrescentou:
___ É o único que mata sem ter fome.
A borboleta abriu as asas e concluiu:
___Mas o que fazemos com ele?
Todos os bichos ficaram em silêncio, olhando o homem, apavorado, e o homem olhando também para eles. Em todas as cabeças passavam as lembranças de bichos e plantas destruídos. Só que não sabiam mesmo o que fazer com aquele homem ali, sobrevivente como eles. Esperançoso e assustado como eles. Bicho como eles. E foi o cágado que, chegando atrasado ao local, resolveu a questão:
___ Um bichinho tão bonitinho como esse não merece acabar. Vamos deixá-lo vivo. Acho que, com o tempo, ele aprende com a gente uma maneira melhor de viver.

ULISSES TAVARES
Image and video hosting by TinyPic

4 comentários:

  1. esse texto e muito chato e que que tenha a ver nao entendi nada

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!Não entendeu?!?!?!?!?!Precisa melhorar sua leitura e interpretação...

    ResponderExcluir
  3. Não entendeu nada?! Rsrsr
    Pobre coitado. Totalmente alienado. Exatamente como desejam, os poderes desta nação.

    Interessantíssimo o texto de Tavares. Uma beleza o seu blog, professora. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. AMEI SUA MENSAGEM SOBRE AMIGOS... COMO É BOM QUANO ENCONTRAMOS UM , DOIS, TRÊS,,,,, MUITOS DELES. SEU BLOG ME AJUDOU MUITO NA PREPARAÇÃO DO MEU FILHO PARA A PROVA DO ENEC OBRIGADA DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir