13 de setembro de 2009

Biomas brasileiros

O CERRADO, A CAATINGA E OUTROS BIOMAS

O CERRADO: é o bioma predominante na região centro-oeste. Também o encontramos no Maranhão, no Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. A paisagem típica do cerrado é composta de árvores não muito altas separadas por áreas onde predominam as gramídeas. Árvores e arbustos geralmente têm o tronco tortuoso recoberto por cascas grossas e resistentes. O cerrado abriga a flora e a fauna altamente diversificadas, cuja biodiversidade ainda está sendo investigada.

A VIDA NO CERRADO: O clima é seco de abril a setembro e tem o período chuvoso nos outros meses do ano. É comum que os vegetais tenham as raízes profundas que alcancem os depósitos de água do subsolo para sobreviverem na época da seca. Os cupinzeiros são comuns no cerrado. No cerrado podemos encontrar: cupinzeiros, lagartos, diversas aves, tatus, lobo-guará, papagaio-verdadeiro, veado-campeiro, tamanduá-mirim e o tamanduá-bandeira. O cerrado também passou a ser prejudicado devido a expansão das atividades agrícolas.

A CAATINGA: ÚNICO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO. É o bioma que originalmente abrangia quase todo o interior do nordeste e uma pequena parte do norte de Minas Gerais. Dos nove estados nordestinos, apenas o Maranhão não tem trechos de caatinga. As plantas e os animais da caatinga apresentam certas características que ajudam a enfrentar o calor e a falta de água. As plantas da caatinga perdem as folhas durante a seca. Na maioria das vezes encontramos muitos cactos e as coroas-de-cristo em abundância, plantas essas que acumulam água em seus caules para o período de seca. Certos animais enfrentam o período de seca “adormecidos”, enterrados no solo, quando a estação chuvosa chega, eles retomam suas atividades. Outros animais, vivem perto de rios e lagos que não secaram Outros saem a noite para se alimentar para fugir do calor do dia.

O MANGUEZAL: è um bioma encontrado em trechos da costa litorânea brasileira de Santa Catarina ao Amapá. Regiões onde a água do rio deságua no mar. Apesar de seu solo ser rico em nutrientes, o manguezal apresenta poucas espécies de árvores adaptadas à pouca quantidade de gás oxigênio do solo e a alta salinidade (quantidade de sal) da água. Para respirar, as raízes das árvores emitem projeções para cima que captam o gás oxigênio da atmosfera. O manguezal é rico em espécies de siris e caranguejos que se alimentam de detritos. Extensas áreas de manguezais já foram aterradas para a construção de casas. Alguns esforços estão sendo desenvolvidos para proteger esse rico bioma.

OS CAMPOS: Também chamados de PAMPAS, se estendem por boa parte do interior do Rio Grande do Sul. É nesse bioma que são registrados as temperaturas mais baixas do país. No inverno as geadas são comuns. É o único bioma brasileiro onde não predominam as árvores na vegetação. São comuns as plantas herbáceas, principalmente as gramíneas. Na fauna encontramos aves como a ema, a seriema e a perdiz, além de muitos patos e marrecos. Boa parte dos campos tornou-se área de cultivo agrícola ou de pastagem, ocasionando sérios problemas para a região.
O PANTANAL: é uma planície repleta de rios, que ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Durante o período chuvoso, que vai de dezembro até março, os rios se enchem e inundam diversas áreas do pantanal. Os rios trazem com eles, nutrientes que fertilizam o solo. Com o solo fértil, podemos esperar uma imensa variedade de vida no pantanal. Entre os animais, encontramos peixes, aves, bem como jacarés, macacos, veados, onças entre tantos outros. Procura-se preservar os animais da região por causa da pesca e caça ilegais
Image and video hosting by TinyPic

4 comentários:

  1. O MARANHÃO NÃO POSSUI A CAATINGA TIPICA DO NORDESTE, NO ENTANTO, TEMOS NESSE ESTADO RAMIFICAÇÕES DESSE BIOMA NA PORÇÃO NORDESTE COM CARACTERÍSTICA UM POUCO DIFERENCIADO DEVIDO A QUANTIDADE DE CHUVA QUE CAI NO NESSA REGIÃO

    ResponderExcluir
  2. Eu procurava algumas atividades, mas... eu ja tinha isso so querias as 'atividades' .

    E meu nome tbem é Laura, prazer !! '' Só Laura, nao é nome composto''

    ResponderExcluir
  3. isso ajuda muito quando voçe precisa fazer um trabalho de escola,estou fazendo um agora
    nome:David Richard da Silva
    dia:31/05/2012
    hora:22:56

    ResponderExcluir

VOTAÇÃO TOP 30/2014